Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

DEPRESSÃO PRECOCE

Quem pode imaginar que crianças também apresentam sintomas de desânimo e tristeza? Mesmo sendo comum, a cada dia está mais fácil reconhecer e tratar esse transtorno. Um estudo recente indica que esse mal também incide em idades inferiores a seis anos.
De acordo com análise dos dados, a depressão em crianças com idade pré-escolar não tem as mesmas características encontradas em crianças mais velhas ou mesmo em adultos. Nos adultos, a perda da capacidade de sentir prazer se reflete principalmente por meio da diminuição ou perda da libido. Já nos pré-escolares, isso se traduz na incapacidade de gostar de brincar.
Para os pesquisadores, os pais dessas crianças também não conseguem enxergar o avanço do transtorno, pois os sintomas não são contínuos. Essas crianças não se mostram extremamente tristes e pode até mesmo ter períodos em que os sintomas não se manifestem.
De acordo com a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon, a depressão é uma psicopatologia grave e sua manifestação em crianças precisa ser detectada precocemente. “Os sintomas podem trazer prejuízos no rendimento escolar, atividades lúdicas, vida social e emocional da criança que diferentemente dos adultos sofre em silêncio, por isso os pais precisam ficar atentos às pequenas alterações comportamentais que surgirem”.
O estudo foi publicado no periódico Current Directions in Psychological Science Joan Luby, da Universidade de Washington, EUA. (Fonte: Portal Educação/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário