Pesquisar este blog

sábado, 26 de junho de 2010

QUENTÃO SEM ÁLCOOL, DIET

Mês de junho é o mês das festas juninas e de todos os seus atrativos gastronômicos. O clima frio dá um toque especial para as comemorações e um dos destaques para aquecer as festas são as receitas de Quentão.
Como já sugere o nome, o quentão é uma bebida quente, característica das Festas Juninas que acontecem em todo o Brasil. Consistem em uma mistura de aguardente, gengibre, açúcar e especiarias. Existem variações desta receita em todo o país. Há quem inclua ingredientes como vinho tinto, casca de laranja e cravos da índia, entre outros tantos.
A presença do composto alcoólico no Quentão limita o consumo desta tradicional bebida junina por crianças, gestantes e por pessoas que sofrem de problemas cardiológicos, diabetes ou que fazem uso de medicamentos controlados.
Para resolver este problema, muitas receitas foram adaptadas, retirando a bebida alcoólica da lista dos ingredientes e incluindo outros produtos como suco de uva, gelatina de uva e até outros tipos de frutas como morango e laranja. A substituição do componente alcoólico pelo suco de uva, além de permitir o consumo sem restrições, entre crianças e adultos, ainda mantém destaque como componente protetor da saúde, principalmente do coração.
Estudos sugerem que os flavonoides da casca da uva, encontrados tanto em vinhos, quanto em sucos feitos com a fruta, protegem o coração e reduzem a aterosclerose. Acredita-se que os benefícios da uva para a saúde do coração podem ser explicados por mecanismos como a elevação do HDL (colesterol bom), diminuição da agregação das plaquetas do sangue e inibição da endotelina (elemento que diminui o calibre dos vasos sanguíneos).
Outra adaptação interessante para a receita do Quentão é a substituição do açúcar por adoçantes artificiais próprios para forno e fogão, artifício que favorece um consumo menos restritivo para os diabéticos.
Confira a receita de Quentão sem álcool, sugerida pela Sociedade Brasileira de Diabetes:
QUENTÃO DIET, SEM ÁLCOOL
Ingredientes:
- 1 copo de suco de uva diet.
-3 colheres (sopa) de adoçante próprio para forno e fogão.
- 1/2 limão fatiado e sem a casca branca.
-4 rodelas de gengibre.
-4 cravos.
- 4 pedaços de canela em rama.
-2 ½ copos de água.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo. Ferva durante 20 minutos e sirva quente.
Rendimento= 6 porções.
Calorias = 2,69 Kcal.
Carboidratos = 0,67g.
Texto revisado por Nícia Padilha. (Fonte: portaldocoracao.uol.com.br)

Um comentário:

  1. It's not my first time to visit this site, i am browsing this website dailly and obtain nice facts from here everyday.
    Also see my website :: Eat Stop Eat Scam

    ResponderExcluir