Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A VEZ DOS MAGRINHOS!

Uma pesquisa realizada na Espanha indica que o número de adolescentes com extremo baixo peso pode ser maior do que o esperado. Avaliando 3 mil jovens espanhóis e 3,5 mil europeus, os pesquisadores da Universidade de Granada descobriram que cerca de 3,9% dos garotos e 4,8% das adolescentes têm um peso muito abaixo do ideal. E, surpreendentemente, a porcentagem de mulheres jovens muito magras é maior do que a de adolescentes obesas.
De acordo com o pesquisador Enrique Garcia, essas descobertas são importantes, pelo fato de ser mais fácil promover mudanças no estilo de vida de jovens do que em adultos. “Primeiramente, porque sua personalidade, seus interesses e hábitos ainda não estão formados, então, eles não são tão resistentes à mudança como os adultos. Em segundo lugar, porque temos o melhor ambiente para modelar seus hábitos: o sistema educacional”, disse.
Baseados nesses números preocupantes, os pesquisadores defendem que os professores de educação física façam a avaliação dessas crianças para abordar possíveis problemas de baixo peso ou obesidade.
Segundo os autores, a escola deve avaliar a capacidade aeróbica, a força muscular e a composição corporal dos alunos através de testes simples, incluindo corrida de 40 metros, teste de força da pressão manual, salto à distância, além de medida do índice de massa corporal, da circunferência da cintura e de dobras cutâneas. Além disso, pais e professores devem estar atentos para possíveis problemas psicológicos que podem estar associados ao baixo peso. (Fonte: Leandro Perché-Blog Boa Saúde/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário