Há um ano, o aposentado Claudio Luiz, 66, só urinava por meio de sonda. Sua próstata tinha aumentado de tamanho e comprimia a uretra.
"Não conseguia mais urinar espontaneamente, tinha dores horríveis. Fiquei com sonda por um ano. Só usava calças largas para disfarçá-la. Foi um pesadelo", diz.
Como 50% dos homens acima de 50, Luiz tinha hiperplasia prostática benigna: a próstata aumenta, o que traz dificuldade de urinar. Uma técnica inédita do Hospital das Clínicas de São Paulo o livrou do problema.
"Uma semana após a cirurgia eu estava sem sonda e correndo na praia", comemora Luiz, maratonista.
Chamado de embolização das artérias da próstata, o procedimento é feito com anestesia local e sem internação. De dez pacientes tratados até agora, nove voltaram a urinar espontaneamente nos dias seguintes à cirurgia. O sucesso já aparece em estudos publicados pela equipe do HC em periódicos científicos internacionais.
A embolização é usada há mais de uma década para tratar miomas uterinos e outros tumores. Só agora é que se demonstrou que também pode funcionar na próstata.
PROCEDIMENTO
É simples. Pela virilha é introduzido um cateter que chega à próstata. Por ele são injetadas microbolinhas que fecham parcialmente as artérias da glândula. Sem o sangue que serve de alimento, a próstata diminui e para de comprimir a uretra.
Em 2007, o médico Francisco Carnevale, chefe da radiologia intervencionista do HC, participou de estudos experimentais na Universidade de Harvard, usando a técnica em cães-que têm a próstata parecida com a do homem.
De volta ao Brasil e em conjunto com o serviço de urologia do HC, começou o estudo clínico com pacientes que tinham o grau máximo da doença (todos usando sondas para urinar) e estavam na fila por uma cirurgia. Hoje, cem pacientes esperam vaga no hospital para operar.
"Demonstramos a eficácia e a segurança do tratamento. Outra vantagem é que o homem preserva a função sexual", diz o médico.
Segundo o urologista do HC Alberto Antunes, o próximo passo será usar a embolização em quem tem grau moderado do problema (queixa urinária, mas sem retenção) e esteja usando remédios.
"Será animador se pudermos evitar que idosos usem mais um remédio, que pode ter efeitos colaterais como fraqueza, tontura e queda de pressão", explica o médico.
Hoje, pacientes que não respondem aos medicamentos fazem cirurgia endoscópica, que consiste em passar um aparelho na uretra para abrir uma espécie de túnel, que libera a passagem da urina, explica Miguel Srougi, professor titular da USP.
"É como se a gente abrisse um túnel em uma montanha. Depois de dois meses, o organismo produz um tecido que reveste esse túnel", afirma o médico.
A desvantagem da cirurgia convencional em relação à embolização é que a primeira envolve anestesia peridural, internação e tem mais sangramento. O aparelho também pode ferir o canal da uretra. A cicatrização pode estreitar o canal, sendo necessária nova cirurgia.
(Fonte:Cláudia Colucci - Folha.com-Equilíbrio e Saúde)
Estou precisando desse tratamento, favor onde eu consigo esse tratamento??
ResponderExcluirfavor retorne para mim para victornam96@hotmail.com
Obrigado
Victor Nam
Estou usando sonda. Gostaria de saber mais sobre embolização.
ResponderExcluircarlos.gozzi@uol.com.br
Caro Carlos,
ResponderExcluirEstou procurando um e-mail sobre este assunto, (que encaminhei ao Victor Nam) e entrarei em contato com você.
Se puder auxiliá-lo, farei com satisfação.
Um abraço
Joni
SERIA POSSIVEL COLOCAR O CONTATO PARA TODOS. ACHEI EXCELENTE A SAIDA PARAO PROBLEMA. EU QUE TENHO SEI O QUE PASSO.
ResponderExcluirABRAÇO.
Olá.
ResponderExcluirCom certeza, você tem razão. O vacilo é meu.
A referência que encontrei e repassei para os amigos é esta:
Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255
CEP 05403-900 - São Paulo - SP - Brasil
Telefone: +55 11 3069-6000 Fale com o Diretor Executivo: falecomdirex@hcnet.usp.br
- O Hospital de Clínicas de São Paulo é referência neste tipo de ação. O Urologista Dr. Alberto Antunes, do Instituto Central do HC é um dos responsáveis.
Vou inserir um outro post sobre o assunto, mesmo sendo texto do ano passado, pois acho que vai dar uma orientação geral.
Fico feliz em compartilhar estas coisas.
Um abraço.
Joni
ESTOU QUERENDO O ENDEREÇO E O TELEFONE DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE SE REALIZA ESTA INTERVENÇÃO "EMBOLIZAÇÃO PRÓSTATICA"
ResponderExcluirMEU e-mail: te-pires@hotmail.com
Aguardo resposta
Estou precisando muito nao aguento mais so um
ResponderExcluirmilagre como este pode ajuddar
Senhores,
ResponderExcluirComo posso conseguir o contato para realização da embolização prostática >
Alguem poderia me informar se já chegou esta técnica em Curitiba, estou a mais de 15 anos com este problema,e me encomoda demais, preciso urgentemente me tratar, não dá mais para esperar.
ResponderExcluirmeu imail: josenadir@hotmail.com
aguardo resposta, obrigado.
Caro José Nadir,
ResponderExcluirEu ainda não tenho a informação que solicita, mas sei que há um médico urologista utilizando ténicas avançadas para tratar problemas com a próstata aí em Curitiba: Dr. Marcelo Bendhack, presidente da Associação Latino-Americana de Uro-oncologia e que atende no Hospital Nossa Senhora das Graças. Acredito que se procurar informações por lá, será bem atendido.
Boa sorte.
Tchau
Joni
Gostaria de saber se há este tratamento, Embolização das artérias da próstata na cidade de Belo Horizonte, meu pai sente muita dor quando faz xixi, estou muito preocupada.Faz 11 anos que ele vem fazendo o tratamento.
ResponderExcluirFicarei agradecida e meu pai também.
Meu e-mail: gelcirahtb46@hotmail.com
Aguardo reposta, obrigada
Olá.
ResponderExcluirEste endereço pode interessar a muitos: http://www.carnevale.com.br/
É da clínica do Dr. Francisco Carnevale, introdutor, no Brasil, da técnica de tratamento de próstata descrita no post acima.
Tchau
Joni
Olá.
ResponderExcluirPara facilitar: http://www.carnevale.com.br/nova-abordagem-contra-doenca-benigna-da-prostata/
Joni
Já aos 40 anos tinha 114% da minha próstata aumentada, hoje com 61 anos e adiando uma cirurgia com uso de uma série de medicamentos, omo posso ter acesso a a este procedimento. Não quero fazer a cirurgia, já possuo 8 pontes cardiacas,
ResponderExcluirpreciso sobreviver.
Caro Coutinho,
ExcluirAs referências que possuo já estão colocados nos comentários acima.
Dê uma olhada, faça contato e, com certeza, seu problema será resolvido.
Boa sorte. Perseverança! Um abraço.
Tchau
Joni
Olá Joni! Gostaria que me informasse se já existe este tratamento aqui no Rio de Janeiro, em qual hospital ou clinica. Desde já obrigado pela atenção. Abraços. Meu email para resposta: rycosp@hotmail.com.
ResponderExcluirOlá.
ExcluirEu não tenho nenhuma referência específica, mas acredito que haja alguém habilitado, sim.
Pode dar uma olhada neste link e facilitará sua pesquisa:
http://www.sbu.org.br/?encontre-seu-urologista
Se encontrar algo, dou notícias, ok?
Um abraço.
Joni
Olá Joni! Gostaria que me informasse se já existe este tipo de tratamento no Rio de Janeiro. Desde já obrigado! Meu e-mail: rycopereira@gmail.com
ResponderExcluirSoube q esta cirurgia já se poderia efectuar em Portugal, no Porto. Acabo de ver que esta cirurgia se baseia em informações passadas no Brasil e já com 6 ou 7 anos passados- Gostaria de ter mais informação mas em Portugal
ResponderExcluiro custo desta operaçao fica em torno de quanto nao tenho plano
ResponderExcluiradriano silva
Lista de instituições aprovadas para Embolização Prostática:
ResponderExcluirhttp://sistemas.cfm.org.br/epweb/controle/instituicoesAprovadas
O Albert Eisntein, em São Paulo, também faz.
Queria saber se algum hospital ou clínica em BELO HORIZONTE faz, pois preciso fazer.
Grato a todos, Gontijo
Queria saber se algum hospital ou clínica em BELO HORIZONTE que faz, pois preciso fazer.
ResponderExcluirGrato a todos,
Helio
No Rio de Janeiro já é possível fazer este tratamento?
ResponderExcluirBoa Tarde, seria gentil informar se é possível fazer esse tratamento em Belo Horizonte. Gentileza informal a clínica
ResponderExcluirMuito bom o tratamento Hipertrofia benigna da próstata por Embolizacao,porém já é feita no Rio de Janeiro?
ResponderExcluir