Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EMBOLIZAÇÃO DAS ARTÉRIAS DA PRÓSTATA


Há um ano, o aposentado Claudio Luiz, 66, só urinava por meio de sonda. Sua próstata tinha aumentado de tamanho e comprimia a uretra.
"Não conseguia mais urinar espontaneamente, tinha dores horríveis. Fiquei com sonda por um ano. Só usava calças largas para disfarçá-la. Foi um pesadelo", diz.
Como 50% dos homens acima de 50, Luiz tinha hiperplasia prostática benigna: a próstata aumenta, o que traz dificuldade de urinar. Uma técnica inédita do Hospital das Clínicas de São Paulo o livrou do problema.
"Uma semana após a cirurgia eu estava sem sonda e correndo na praia", comemora Luiz, maratonista.
Chamado de embolização das artérias da próstata, o procedimento é feito com anestesia local e sem internação. De dez pacientes tratados até agora, nove voltaram a urinar espontaneamente nos dias seguintes à cirurgia. O sucesso já aparece em estudos publicados pela equipe do HC em periódicos científicos internacionais.
A embolização é usada há mais de uma década para tratar miomas uterinos e outros tumores. Só agora é que se demonstrou que também pode funcionar na próstata.
PROCEDIMENTO
É simples. Pela virilha é introduzido um cateter que chega à próstata. Por ele são injetadas microbolinhas que fecham parcialmente as artérias da glândula. Sem o sangue que serve de alimento, a próstata diminui e para de comprimir a uretra.
Em 2007, o médico Francisco Carnevale, chefe da radiologia intervencionista do HC, participou de estudos experimentais na Universidade de Harvard, usando a técnica em cães-que têm a próstata parecida com a do homem.
De volta ao Brasil e em conjunto com o serviço de urologia do HC, começou o estudo clínico com pacientes que tinham o grau máximo da doença (todos usando sondas para urinar) e estavam na fila por uma cirurgia. Hoje, cem pacientes esperam vaga no hospital para operar.
"Demonstramos a eficácia e a segurança do tratamento. Outra vantagem é que o homem preserva a função sexual", diz o médico.
Segundo o urologista do HC Alberto Antunes, o próximo passo será usar a embolização em quem tem grau moderado do problema (queixa urinária, mas sem retenção) e esteja usando remédios.
"Será animador se pudermos evitar que idosos usem mais um remédio, que pode ter efeitos colaterais como fraqueza, tontura e queda de pressão", explica o médico.
Hoje, pacientes que não respondem aos medicamentos fazem cirurgia endoscópica, que consiste em passar um aparelho na uretra para abrir uma espécie de túnel, que libera a passagem da urina, explica Miguel Srougi, professor titular da USP.
"É como se a gente abrisse um túnel em uma montanha. Depois de dois meses, o organismo produz um tecido que reveste esse túnel", afirma o médico.
A desvantagem da cirurgia convencional em relação à embolização é que a primeira envolve anestesia peridural, internação e tem mais sangramento. O aparelho também pode ferir o canal da uretra. A cicatrização pode estreitar o canal, sendo necessária nova cirurgia.
(Fonte:Cláudia Colucci - Folha.com-Equilíbrio e Saúde)

25 comentários:

  1. Estou precisando desse tratamento, favor onde eu consigo esse tratamento??
    favor retorne para mim para victornam96@hotmail.com

    Obrigado
    Victor Nam

    ResponderExcluir
  2. Estou usando sonda. Gostaria de saber mais sobre embolização.
    carlos.gozzi@uol.com.br

    ResponderExcluir
  3. Caro Carlos,
    Estou procurando um e-mail sobre este assunto, (que encaminhei ao Victor Nam) e entrarei em contato com você.
    Se puder auxiliá-lo, farei com satisfação.
    Um abraço
    Joni

    ResponderExcluir
  4. SERIA POSSIVEL COLOCAR O CONTATO PARA TODOS. ACHEI EXCELENTE A SAIDA PARAO PROBLEMA. EU QUE TENHO SEI O QUE PASSO.
    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Com certeza, você tem razão. O vacilo é meu.
    A referência que encontrei e repassei para os amigos é esta:
    Instituto Central do Hospital das Clínicas - FMUSP
    Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255
    CEP 05403-900 - São Paulo - SP - Brasil
    Telefone: +55 11 3069-6000 Fale com o Diretor Executivo: falecomdirex@hcnet.usp.br
    - O Hospital de Clínicas de São Paulo é referência neste tipo de ação. O Urologista Dr. Alberto Antunes, do Instituto Central do HC é um dos responsáveis.
    Vou inserir um outro post sobre o assunto, mesmo sendo texto do ano passado, pois acho que vai dar uma orientação geral.
    Fico feliz em compartilhar estas coisas.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  6. ESTOU QUERENDO O ENDEREÇO E O TELEFONE DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE SE REALIZA ESTA INTERVENÇÃO "EMBOLIZAÇÃO PRÓSTATICA"
    MEU e-mail: te-pires@hotmail.com
    Aguardo resposta

    ResponderExcluir
  7. Estou precisando muito nao aguento mais so um
    milagre como este pode ajuddar

    ResponderExcluir
  8. Senhores,

    Como posso conseguir o contato para realização da embolização prostática >

    ResponderExcluir
  9. Alguem poderia me informar se já chegou esta técnica em Curitiba, estou a mais de 15 anos com este problema,e me encomoda demais, preciso urgentemente me tratar, não dá mais para esperar.
    meu imail: josenadir@hotmail.com

    aguardo resposta, obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Caro José Nadir,
    Eu ainda não tenho a informação que solicita, mas sei que há um médico urologista utilizando ténicas avançadas para tratar problemas com a próstata aí em Curitiba: Dr. Marcelo Bendhack, presidente da Associação Latino-Americana de Uro-oncologia e que atende no Hospital Nossa Senhora das Graças. Acredito que se procurar informações por lá, será bem atendido.
    Boa sorte.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se há este tratamento, Embolização das artérias da próstata na cidade de Belo Horizonte, meu pai sente muita dor quando faz xixi, estou muito preocupada.Faz 11 anos que ele vem fazendo o tratamento.
    Ficarei agradecida e meu pai também.
    Meu e-mail: gelcirahtb46@hotmail.com

    Aguardo reposta, obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Este endereço pode interessar a muitos: http://www.carnevale.com.br/
    É da clínica do Dr. Francisco Carnevale, introdutor, no Brasil, da técnica de tratamento de próstata descrita no post acima.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Para facilitar: http://www.carnevale.com.br/nova-abordagem-contra-doenca-benigna-da-prostata/

    Joni

    ResponderExcluir
  14. Já aos 40 anos tinha 114% da minha próstata aumentada, hoje com 61 anos e adiando uma cirurgia com uso de uma série de medicamentos, omo posso ter acesso a a este procedimento. Não quero fazer a cirurgia, já possuo 8 pontes cardiacas,
    preciso sobreviver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Coutinho,
      As referências que possuo já estão colocados nos comentários acima.
      Dê uma olhada, faça contato e, com certeza, seu problema será resolvido.
      Boa sorte. Perseverança! Um abraço.

      Tchau
      Joni

      Excluir
  15. Olá Joni! Gostaria que me informasse se já existe este tratamento aqui no Rio de Janeiro, em qual hospital ou clinica. Desde já obrigado pela atenção. Abraços. Meu email para resposta: rycosp@hotmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Eu não tenho nenhuma referência específica, mas acredito que haja alguém habilitado, sim.
      Pode dar uma olhada neste link e facilitará sua pesquisa:
      http://www.sbu.org.br/?encontre-seu-urologista
      Se encontrar algo, dou notícias, ok?
      Um abraço.
      Joni

      Excluir
  16. Olá Joni! Gostaria que me informasse se já existe este tipo de tratamento no Rio de Janeiro. Desde já obrigado! Meu e-mail: rycopereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Soube q esta cirurgia já se poderia efectuar em Portugal, no Porto. Acabo de ver que esta cirurgia se baseia em informações passadas no Brasil e já com 6 ou 7 anos passados- Gostaria de ter mais informação mas em Portugal

    ResponderExcluir
  18. o custo desta operaçao fica em torno de quanto nao tenho plano
    adriano silva

    ResponderExcluir
  19. Lista de instituições aprovadas para Embolização Prostática:
    http://sistemas.cfm.org.br/epweb/controle/instituicoesAprovadas
    O Albert Eisntein, em São Paulo, também faz.
    Queria saber se algum hospital ou clínica em BELO HORIZONTE faz, pois preciso fazer.
    Grato a todos, Gontijo

    ResponderExcluir
  20. Queria saber se algum hospital ou clínica em BELO HORIZONTE que faz, pois preciso fazer.
    Grato a todos,
    Helio

    ResponderExcluir
  21. No Rio de Janeiro já é possível fazer este tratamento?

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde, seria gentil informar se é possível fazer esse tratamento em Belo Horizonte. Gentileza informal a clínica

    ResponderExcluir
  23. Muito bom o tratamento Hipertrofia benigna da próstata por Embolizacao,porém já é feita no Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir