Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

DIABETES e I.M.C. (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)

Tabela IMC
Cálculo IMC Situação
Peso (kg) / altura ao quadrado (m)

Abaixo de 18,5 -  Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 -  Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 -  Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 -  Obesidade grau II
40,0 e acima  - Obesidade grau III

Estudo publicado, neste ano, na revista científica Obesity Research & Clinical Practice e coordenado pelos professores Mohsen Janghorbania e Masoud Aminib, da Universidade de Isfahan, no Irã, identificou que o índice de massa corporal (IMC) é tão eficaz na predição do diabetes tipo 2 quanto outros indicadores.
O objetivo do estudo foi comparar a capacidade do índice de massa corporal (IMC) com os índices da circunferência da cintura (CC), da relação cintura-quadril (RCQ) e da relação cintura/ estatura (WSR), para prever a progressão do diabetes tipo 2 em pessoas não-diabéticas, mas que possuíam parentes de primeiro grau com essa patologia.
Para a realização do estudo, foram avaliadas 704 pessoas não-diabéticas, entre 20 e 70 anos de idade, identificadas como não-diabéticas no período entre 2003 e 2005. Posteriormente, no ano de 2008, essas pessoas foram novamente avaliadas para a ocorrência do diabetes mellitus tipo 2.
Os resultados demonstraram que a incidência de diabetes tipo 2 foi de 3,3% por ano para os homens e 4,8% para as mulheres. Todos os índices avaliados foram relacionados ao diabetes, apresentando associações similares com incidência do diabetes. Portanto, os dados indicaram que o IMC foi tão eficaz como os outros índices avaliados na predição do diabetes tipo 2.
“Em conclusão, nosso estudo indica que o IMC e o CC são altamente correlacionados e, provavelmente, apresentam um comportamento semelhante na predição do diabetes. Já o WSR mostrou quase a mesma habilidade do discriminador”, comentaram os pesquisadores. O alto risco de desenvolver diabetes tipo 2 em pessoas não-diabéticas mas com parentes em primeiro grau com essa patologia sublinha a importância da prevenção do diabetes tipo 2 nesses indivíduos", pontuaram.
(Fonte: JANGHORBANIA, M.; AMINIB, M. Comparison of body mass index with abdominal obesityindicators and waist-to-stature ratio for prediction of type 2 diabetes: The Isfahan diabetes prevention study. Obesity Research & Clinical Practice, v. 4, n. 1, p. e25-e32, Jan.-Mar. 2010/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário