Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

MANTEIGA X MARGARINA

MANTEIGA X MARGARINA
Vá com as duas: na medida certa, elas não detonam o coração!
Uma pesquisa recente da Universidade de S]ão Paulo (USP), mostrou que, se consumidas moderadamente, manteiga e margarina não aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Se seu medo era esse, não precisa mais evitar essas delícias. Saiba mais sobre vantagens e desvantagens de cda uma, como degustá-las e escolha a SUA. Ou fique com as duas....
MANTEIGA
Vantagem: não possui gordura trans. "E tem cálcio", acrescenta Elaine Cristina Rocha de Pádua, nutricionista da DNA Nutri (SP).
Desvantagem: "É rica em gordura saturada, que em grande quantidade faz mal", afirma Mário Maranhão, cardiologista e consultor da MH.
Quanto comer: participantes do estudo ingeriram 15 g (1 colher de sopa cheia) de manteiga por dia, durante 35 dias,e não tiveram alterações em fatores de risco ao coração. Lembre-se de que 1 colher de sopa cheia de manteiga leva 114 calorias...
MARGARINA
Vantagem: tem gorduras boas, as insaturadas. As versões com fitoesteróis ajudam a controlar o colesterol total e o ruim (LDL).
Desvantagem: há marcas que têm muita gordura trans. Cheque o rótulo e fuja delas.
Quanto comer: participantes do estudo consumiram, por dia, 36 g de margarina comum, sem gordura trans; e outros, 30 g com fitoesteróis. Após 35 dias, ninguém teve mudanças em fatores de risco ao coração. Aqui também vale notar: 1 colher (sopa) cheia de margarina (15 g) carrega 108 calorias...
(Fontes: Nutrição - Men's Health - edição nº. 53-setembro/10 - Tabela Brasileira de Composição de Alimentoso (Taco) da Universidade de Campinas - (Unicamp) de S.Paulo)

2 comentários:

  1. Gostaria de realizar uma pesquisa a respeito de uma comparação entre manteiga e margarina em relação as doenças coronarianas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Será muito importante e aguardo suas informações para poder compartilhá-las, se assim decidir.
      Bom trabalho.
      Fraternal abraço.
      Joni

      Excluir