Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

TRATAMENTOS GRATUITOS PARA O FÍGADO

           Fígado: várias funções importantes no organismo
Doenças no fígado costumam ser silenciosas. O paciente sente os efeitos quando o problema já está avançado. Por isso, tratar com urgência faz toda a diferença. Foi com esse objetivo que um grupo de médicos acaba de abrir em Curitiba o Instituto para Cuidados do Fígado (ICF). Os profissionais fazem atendimento gratuito, sem qualquer ligação com o Sistema Único de Saúde (SUS) ou planos particulares. O consultório atende apenas pessoas que já apresentam alguma doença no órgão e precisam de tratamento. Para os que necessitam de transplante, os médicos encaminham para hospital adequado.
A ideia, segundo os idealizadores, é facilitar o tratamento aos pacientes. ''Muitas pessoas do interior precisam vir para Curitiba e não sabem o local certo para realizar exames e consultas especializadas'', explica o médico Fábio Porto. O grupo presta esse primeiro auxílio aos doentes, incluindo para os que moram na Capital.
Erra quem pensa que cirrose é a única doença que afeta o fígado. Hepatite B e C e doenças autoimunes podem fazer o órgão parar de funcionar aos poucos. Alguns dos sintomas são olhos amarelados, urina escura (semelhante à cor de chá preto) e fezes claras. Não existe um grupo de risco. Qualquer pessoa, em diferentes idades, pode apresentar doença no fígado. A WHA (World Hepatitis Aliance) avalia que, em todo o mundo, uma em cada 12 pessoas apresente problema no órgão.
As doenças no fígado variam muito. Algumas melhoram apenas com medicamento, outras não têm cura, mas podem ser controladas. Em casos mais extremos é indicado o transplante. No Paraná, o procedimento é realizado apenas em Curitiba, pelo SUS.
O instituto vai funcionar através de doações. ''Queremos ser um centro de referência. Para isso, precisamos de contribuição para atender cada vez mais pacientes'', explica Porto.
A aposentada Nilza Silva Tangleica, 57 anos, apresentou problemas no fígado há três anos e já havia passado da fase de realizar transplante. Ela realizou tratamento e agora aguarda transplante. ''O instituto contribui para tantas pessoas que sofrem deste tipo de doença'', opina.
SERVIÇO
O atendimento é feito de segunda a sexta, em horário comercial. As consultas podem ser agendadas pelo telefone (41) 3323-7228 e pelo site www.icfigado.org.
(Fonte: Diogo Cavazotti-Folha de Londrina)

2 comentários:

  1. estou com exame gama glutamil transferase em 92 nao tem especialista em tratamento do figado na minha cidade.

    ResponderExcluir
  2. estou com exame gama glutamil transferase em 92 nao tem especialista em tratamento do figado na minha cidade.

    ResponderExcluir