Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

GRAVIDEZ ECTÓPICA e TABAGISMO

GRAVIDEZ TUBÁRIA ou ECTÓPICA
De acordo com cientistas de Edimburgo, um produto químico no fumo do cigarro foi responsabilizado por causar uma reação que pode levar à gravidez ectópica.
A gravidez ectópica é um problema comum e que constitui um risco para a vida da mulher, que afeta uma em cada 100 mulheres grávidas. A gravidez ectópica (ou tubária) ocorre quando o ovo fertilizado se implanta fora da cavidade uterina. Conforme a gravidez se desenvolve causa dores e sangramento. Se não for tratada rapidamente pode romper a trompa e causar sangramento abdominal (que pode levar ao colapso cardiovascular e morte da mãe).
O estudo constatou que a cotinina desencadeia uma reação que aumenta a proteína das trompas de Falópio. A proteína, chamada PROKR1, aumenta o risco de  implantação de um ovo fora do útero.
Os pesquisadores acreditam que o excesso da proteína impede a contração dos músculos nas paredes das trompas, o que dificulta a transferência do óvulo ao útero.
Detalhes do estudo foram publicados no American Journal of Pathology. (Fonte: BBC News, 27 de setembro, 2010-Link: http://bbc.in/buN - ash.dailynews/multikulti.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário