The Smashing Pumpkins: cantor Billy Corgan
O clipe da criança indonésia de “40 cigarros por dia”, mundialmente visto, foi um lembrete mórbido e chocante do problema do tabaco para o mundo desenvolvido. Mas o garoto não era uma anomalia - a maioria dos homens fumam na Indonésia e a maioria começa muito cedo.
Se já se assombra com estas taxas do tabagismo tão altas, você não precisa olhar muito mais longe porque o Java Rockin'Land Festival está programado para ser a maior série de concertos que o país já recebeu.
Se já se assombra com estas taxas do tabagismo tão altas, você não precisa olhar muito mais longe porque o Java Rockin'Land Festival está programado para ser a maior série de concertos que o país já recebeu.
O patrocinador principal do evento de 8 a10 de outubro é a Gudang Garam International, uma das mais populares marcas de cigarros da Indonésia. Com um time de bandas de primeira linha, incluindo The Smashing Pumpkins, Stereophonics, Wolfmother e The Vines, é certo que atrairá um grande público para Jacarta, capital da nação.
Este tipo de patrocínio do tabaco é exatamente como a indústria estimula os jovens a se apegar ao hábito letal. Ao associar seus produtos com a música popular, equipes esportivas e tendo outros eventos para a juventude como foco, a indústria é capaz de efetivamente capitalizar sobre a imagem e identidade dos artistas, atletas e temas da cultura pop.
De acordo com a sua mensagem no site do festival, a companhia de tabaco faz um aceno de cabeça e atinge direto o público jovem, reconhecendo a tentativa de "criar uma maior proximidade com seus ídolos."
O slogan do Festival é "If It's Too Loud, You’re too old. Can You Handle It??" (“ Se está muito alto, você está muito velho. Pode você lidar com isto?” e isto deixa claro que a companhia de tabaco está apontando diretamente para jovens indonésios.
Se intencionalmente ou não, os músicos no festival serão essencialmente os embaixadores da marca para esta empresa de cigarros. Há uma razão para que a indústria do tabaco direcione milhões de dólares para esse tipo de patrocínio relacional: funciona!
Como o quinto maior mercado do tabaco do mundo, a Indonésia tem mais de 70 milhões de fumantes. É um dos poucos países no mundo que não assinou a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco, da Organização Mundial de Saúde. Como resultado, existem limitadas políticas de controle do tabaco ou programas de educação no país.
Transnacionais e as empresas de tabaco locais estão muitos satisfeitas quando se trata de marketing, publicidade e patrocínio. De acordo com o Campanha para a Juventude Livre do Tabaco, o tabagismo mata pelo menos 200.000 pessoas na Indonésia, a cada ano.
No entanto, os músicos têm a capacidade de enfrentar a indústria do tabaco. Em abril de 2010, o vencedor do American Idol, Kelly Clarkson teve removida a publicidade e patrocínio do tabaco de sua turnê de Jacarta, a pedido dos fãs e dos grupos anti-tabagismo. Da mesma forma, Alicia Keys se recusou a fazer sua turnê na Indonésia, ao menos que o marketing e patrocínio da marca Sampoerna, da Philip Morris, fossem cancelados. E foram.
Muitos dos músicos internacionais na linha de frente sabem que a indústria do tabaco nunca poderia patrocinar um evento como este nos seus próprios países. Pesquisadores e estudiosos anti-tabagismo solicitaram que as bandas australianas Wolfmother e The Vines cancelassem as suas aparições, a menos que este patrocínio fosse retirado.
Smashing Pumpkins, líder americano de excursões, têm o mesmo poder. Eles podem se recusar a tocar, até que Gudang Garam Internacional cancele o patrocínio e promoção e retire seus logotipos da parafernália de concerto. Indonésia pode interromper a turnê 2010 do Smashing, mas eles podem deixar uma impressão duradoura no país - para melhor.
Assine uma petição exortando The Smashing Pumpkins a enfrentar as grandes tabaqueiras!
(Fonte: Brie Cadman, é editora de Change.org ; bioquímica, pesquisadora; Mestrado em Saúde Pública pela Universidade da Califórinia- Berkeley/ http://www.change.org/)
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