Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de setembro de 2010

TATUAGEM PARA CONTROLE DO DIABETES

Um dos maiores obstáculos ao controle da diabetes é fazer o paciente monitorar os níveis de glicose no sangue. A doença caracteriza-se pelo excesso da substância na corrente sanguínea, condição que pode levar a consequências como a cegueira. É por essa razão que os diabéticos devem medir a concentração de açúcar para evitar que ela atinja níveis ameaçadores. O problema é que essa medição é feita a partir de amostras de sangue, pequenas, é verdade, mas que submetem os doentes a uma desconfortável rotina de picadas com agulhas.
Algumas opções estão surgindo para acabar com o problema. A mais interessante é uma espécie de tatuagem, criada no Massachusetts Institute of Technology, nos EUA. Os cientistas desenvolveram partículas que, aplicadas debaixo da pele, apontam os níveis de glicose, depois registrados por um sensor que deve ser colocado sobre a pele.
O objetivo é que essa “tatuagem” permaneça no local pelo menos por seis meses, período no qual o paciente pode se esquecer das picadas diárias. “É possível ainda acompanhar as oscilações durante o dia, como após as refeições”, disse Michael Strano, um dos participantes do trabalho. Os pesquisadores planejam iniciar em breve os testes em animais. (Fonte: Isto É-Independente -educacaofisica.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário