Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de março de 2010

EMAGRECIMENTO DE RISCO


A Agência Europeia de Medicamentos publicou comunicado informando que médicos deveriam parar de receitar a sibutramina, utilizada há cerca de 10 anos para emagrecer e vendida com os nomes Reductil, Reduxade, Zelium e Meridia, informou O Estado de S. Paulo (26/1).
A FDA americana também se manifestou: afirmou que a substância aumenta riscos de enfarte e derrame em pessoas que sofrem de problemas cardíacos, solicitando ao laboratório fabricante do medicamento, Abbot, intensificar o alerta sobre os riscos.
No Brasil, a Anvisa divulgou (27/1) alerta semelhante ao da Agência Europeia, afirmando que executará, por meio da Câmara Técnica de Medicamentos, “nova avaliação do estudo” que aponta os riscos da sibutramina, para investigar os “níveis de segurança do medicamento em pacientes com perfis distintos dos já estudados” (Correio Braziliense, 28/1).
Segundo a Agência Estado (27/1), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor enviou (26/1) carta à Anvisa solicitando a retirada da droga do mercado brasileiro, sob a alegação de que “as características da população à qual o medicamento é destinado tornam  a situação mais séria, posto que a obesidade é fator de aumento de risco de doenças cardiovasculares”. (Fonte: Revista Radis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário