Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de março de 2010

ALBINISMO

O albinismo é uma doença de natureza genética em que ocorre uma falha na produção do pigmento melanina.
Qualquer pessoa com albinismo produz uma quantidade abaixo do normal desse pigmento, que é produzido nas células conhecidas como melanócitos ou melanoblastos: ele dá cor aos olhos, à pele e aos cabelos.
Uma vez que consegue absorver todo comprimento de onda da luz, a melanina protege a pele dos danos causados pelos raios ultravioleta do sol. Ela também ajuda os olhos a se desenvolverem e a lidarem corretamente com a luz visível.
Nas pessoas albinas, a quantidade de melanina varia de zero a um valor praticamente normal. Isso pode afetar a aparência - sem melanina, os cabelos e a pele ficam brancos. Entretanto, uma pessoa com quantidade levemente abaixo do normal de melanina pode parecer normal.
 Os médicos geralmente diagnosticam o albinismo fazendo um exame oftalmológico. Como a melanina tem um papel importante no desenvolvimento dos olhos, todos os albinos apresentam anatomia ocular incomum e visão abaixo do normal. O albinismo não é contagioso; ele é provocado por uma mutação no DNA, transmitida dos pais para o filho, ao nascer.
No albinismo, a mutação pode ocorrer em três áreas: - na composição da melanina; - nas proteínas que produzem a melanina; - nas partes da célula que contêm e distribuem a melanina.
O albinismo foi registrado no mundo todo, em diferentes etnias.  No entanto, é um distúrbio raro: 1 em cada 17 mil pessoas no mundo apresenta uma forma de albinismo. Certas formas são mais comuns em determinadas populações.
O tipo mais comum de albinismo, o OCA2, ocorre em 1 em cada 36 mil caucasianos nos Estados Unidos, mas afeta 1 em cada 125 norte-americanos nativos de Kuna, no Panamá.
O albinismo é muito mais do que pele, cabelos e olhos claros. (Fonte: HowStuffWorks)
Por que as pessoas albinas têm olhos vermelhos?
Elas não têm. Isso é apenas um truque de luz. Pela pupila, íris e retina transparentes, passa uma quantidade suficiente de luz que permite que você veja os vasos sangüíneos através da retina.


10 comentários:

  1. Pessoas albinas podem tomar sol com frequencia?
    Pois conheço uma pessoa que é albina mais não toma seus devidos cuidados, ela corre sérios riscos?
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na, se ela tomar sol ela pode morrer dentro de 5 a 15 dias

      Excluir
    2. Nada a ver o que esse Anônimo disse. Uma pessoa albina deve se proteger dos raios solares pois é mais propenso a ter câncer de pele e queimaduras.

      Excluir
  2. Olá.
    Com certeza, ela necessita de orientações médicas. Não custa sugerir para esta pessoa uma visita a um especialista, não?
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Pessoas albinas podem usar maquiagem?

    ResponderExcluir
  4. Pessoas albinas podem se vestir e se maquiar como qualquer outra pessoa, pois ela só tem um fenotipo causam essa doença... né joni?

    ResponderExcluir
  5. pessoas albinas podem até usar maquiagem, mas ocorrerá uma espécie de alergia na pele da mesma, pois albinismo nada mais é do que a falta de pigmentação na pele, oque é pigmentação: partículas dentro de nossa pele que fazem dar cor na pele, e os albinos tem muito pouco dessa pigmentação nos cabelos, olhos, pelos e pele. Espero ter ajudado, um beijo, Amanda.

    ResponderExcluir
  6. Pesaoas albinas sao parecidas na aparencia ? tipo o formato do nariz olhos queixo , etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não.
      Os albinos possuem características únicas, como qualquer pessoa. Não existe uma regra para tamanho dos olhos, nariz, queixo, etc, isso depende da descendência da pessoa.

      Por exemplo, existem albinos com nariz mais largo (pois provavelmente é -negro-, ou, tem descendência negra) e existem outros com nariz mais afilado.

      Excluir