Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de março de 2010

DROGA PARA PROTEGER FUMANTES

Uma coisa todo mundo já sabe: o melhor jeito de prevenir os danos causados pelo cigarro é simplesmente não fumar. Mas pesquisadores da Austrália acabam de descobrir uma nova droga que pode proteger os pulmões dos fumantes que insistem em dar suas tragadas.
Segundo um estudo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, uma proteína chamada GM-CSF controla o surgimento de inflamações no pulmão dos fumantes. Esse tipo de problema pode desencadear em doenças mais graves e perigosas, como o enfisema.
Para testar a hipótese, os cientistas da Universidade de Melbourne usaram um remédio capaz de bloquear a ação do GM-CSF em ratos. As cobaias foram expostas a uma quantidade de fumaça igual a nove cigarros por dia, durante quatro dias. No final do período, os ratos foram mortos e seus órgãos analisados. Os pulmões dos que haviam tomado a droga apresentou um nível de irritação muito menor do que os outros.
Mais testes precisam ser feitos para que a droga seja usada por humanos, mas os cientistas já deixaram claro que o remédio controla apenas um dos malefícios do fumo, deixando, por exemplo, de combater o câncer. (Fonte: Revista Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário