Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de março de 2010

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE - DMRI

No Estado do Ceará, há aproximadamente 60 mil cegos, segundo a Sociedade de Oftalmologia do Ceará (SOC), e a maior parte das doenças que causam deficiência visual é acometida aos idosos. No entanto, a principal delas, ainda é desconhecida por grande parte da população: a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), que atinge, no Ceará e no mundo, 10% dos idosos, entre 65 e 74 anos.
De acordo com Abelardo Targino, médico oftalmologista especializado em retina, a DMRI, atinge 10% dos idosos entre 65 e 74 anos, e 25% dos idosos acima de 75.
Ele explica que é uma doença que se manifesta em uma região do olho chamada mácula, que fica localizada no centro da retina. Essa região pode ser atacada por diversas doenças, no entanto a DMRI é a mais comum e leva a cegueira.
O médico explica que existem duas formas de degeneração: a forma seca, onde não há hemorragias dos olhos, ou seja, o idoso, vai perdendo a visão de forma lenta, e os óculos não são mais tão úteis. A segunda, é a úmida ou hemorrágica, em que surge o aparecimento de veias sanguíneas e o idoso pode perder a visão em até duas semanas. Mas, o oftalmologista alerta sobre a importância da prevenção, pois a qualquer momento a forma seca da doença pode se transformar na hemorrágica.
Os sintomas da DMRI são deformações nas imagens que vão se tornando intensas e causam manchas pretas na visão central, que levam a cegueira.
Um dos principais vilões da doença é o cigarro. "Os químicos do cigarro, são altamente tóxicos para a mácula. A medida que são inalados e chegam a corrente sanguínea, podem causar a doença", diz o médico. (Fonte: Diário do Nordeste)

Um comentário:

  1. Já que estamos direcionados à deficientes visuais, sugerimos colocar outra cor no fundo do texto. O amarelo dificulta a visão.

    Obrigado

    ResponderExcluir