Pesquisar este blog

domingo, 14 de março de 2010

INCENSO CONTRA DEPRESSÃO

A queima de incenso acompanhou cerimônias e rituais religiosos desde tempos ancestrais.
Seu uso pode ser mais do que simbólico: um novo estudo sugere que uma substância química comumente encontrada nesse produto pode ter efeitos antidepressivos.
O pesquisador Raphael Mechoulam, da Universidade Hebraica de Jerusalém, e seus colegas estudaram os efeitos do acetato incensole, um componente da planta Boswellia. Essa resina, mais conhecida como olíbano, é um ingrediente frequentemente usado na fabricação de incensos.
A substância reduziu a ansiedade e os sintomas depressivos em ratos: animais que tomaram a injeção tiveram menos medo de espaços abertos em comparação com cobaias que receberam placebo.
“O acetato incensole é uma droga branda: dez vezes menos potente do que o Valium na redução de ansiedade. Durante cerimônias religiosas, as pessoas que inalam mais fumaça são provavelmente os únicos que sentem seus efeitos”, diz Mechoulam. Ele reconhece, porém, que o estudo da substância, sintetizada em fórmulas mais potentes, pode levar a novos tratamentos para ansiedade e depressão. (Fonte: menteecérebro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário