Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de março de 2010

SERÁ QUE SOU ALCOÓLATRA?

Consumo moderado e diário de álcool já é problema de alcoolismo? Será que sou alcoólatra?
Bebo duas cervejas todos os dias, no final de semana aumento o consumo. Sou alcoólatra?
"Não é a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas que determina o diagnóstico de abuso ou dependência química de álcool, mas sim o comportamento do bebedor em relação a esse consumo, bem como suas manifestações físicas e psicológicas em relação a ele".
Os alcoolistas constituem uma população bastante heterogênea. Além disso, o curso da dependência química é variável. Como tenho reiterado, todos os diagnósticos de quaisquer doenças devem ser realizados por médicos ao vivo e em cores. Logo, se você estiver preocupado com o seu padrão de consumo de bebidas, bem como seus familiares têm manifestado essa preocupação, creio que esteja na hora de rever seus hábitos e procurar auxílio de um especialista.
De uma forma geral, a Síndrome de Dependência de Álcool é caracterizada por:
- Consumo recorrente e intenso da substância;
- Perda do controle diante da bebida;
- Evidência de tolerância: uso de doses cada vez maiores para obter os mesmos efeitos anteriores, quando doses menores eram ingeridas;
- Síndrome de abstinência: sintomas físicos e psíquicos advindos da parada ou redução abruptas do consumo;
- Vários prejuízos sociais, familiares, escolares, laborais advindos desse uso, abandono de outras atividades prazerosas para se consumir a substância, manutenção do consumo de bebidas apesar das conseqüências amplamente nocivas.
De qualquer maneira, embora episódios relativamente curtos e circunscritos de consumo excessivo de bebidas possam ocorrer em diferentes quadros de alcoolismo, o curso da dependência é crônico, durando anos, com períodos de exacerbação e de remissão parcial ou completa do consumo excessivo.
Problemas relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas não apenas incluem os relacionados com a dependência de álcool. Existem outros, como o abuso ou uso nocivo, no qual o bebedor pode apresentar problemas sociais, laborais, legais devido ao consumo de bebidas, bem como demonstrar padrão de consumo frequente, sem preencher critérios para síndrome de dependência. De fato, entre o uso regular de bebidas, até o abuso de bebidas e a síndrome de dependência, existe um “continuum” que precisa ser avaliado adequadamente. (Autor: Danilo Baltieri/Fonte: Vya Estelar)

2 comentários:

  1. oi. meu nome é angela .. quando chega sesta feira a noite gosto de tomar umas latinhas .. chego a tomar 5 latas na noite e nos sabados e domingo a mesma coisa .. tenho 42 anos .. faz uns 10 anos que sou assim.sera que estou precisando de ajuda ..obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Solicito que leia o texto do Danilo Baltieri com a devida atenção e daí, com tranquilidade, poderá ver respondida a sua pergunta.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir