Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

CIRCUNFERÊNCIA DA CINTURA

Um estudo publicado no periódico Topics in Clinical Nutrition avaliou a relação entre os padrões de ingesta de macronutrientes e a circunferência da cintura.
Os dados foram analisados através da porcentagem de calorias consumidas na forma de carboidratos, gorduras, proteínas e fibras: os adultos (n = 3.763) foram agrupados de acordo com a ingestão de macronutrientes, como baixa, dentro ou acima da recomendada.
Análises de regressão avaliaram a relação entre o padrão de ingesta e a circunferência da cintura. Observou-se ingesta superior à recomendada de carboidratos, proteínas, gorduras e gorduras saturadas em, respectivamente, 4%, 0,2%, 43% e 64% dos casos.
O consumo total de gorduras ou gorduras saturadas acima do recomendado bem como a ingestão de fibras e carboidratos abaixo da recomendada relacionou-se a uma maior circunferência da cintura.
Estes dados ressaltam a importância da redução na ingestão de gordura (especialmente a saturada) para alcançar a redução nos riscos à saúde relacionados ao peso. (Fonte: Topics in Clinical Nutrition, Volume 25, Issue 1, January/March 2010, Pages 9-19/SIS.SAÚDE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário