Um garoto britânico de dez anos de idade tornou-se a primeira criança a receber um transplante de traqueia feita com células tronco, disse o hospital Great Ormond Street Hospital for Children, em Londres, que realizou a cirurgia esta semana. Esta foi a primeira vez que uma traqueia inteira foi transplantada e os médicos dizem que o garoto respira normalmente.
Os médicos britânicos e italianos responsáveis pelo transplante inédito esperam que o procedimento reduza em muito o risco de rejeição já que o sistema imunológico do garoto não deve repelir a nova traqueia.
Do órgão doado, foram retiradas células do doador, deixando apenas a armação de colágeno. Foram então injetadas células-tronco do garoto na armação.
Os médicos esperam que no próximo mês as células-tronco se transformem em células especializadas que formem o interior e o exterior da traqueia.
O garoto apresenta estenose traqueal congenital, uma malformação rara caracterizada pelo baixo calibre da via aérea. Quando nasceu, sua traqueia media apenas 1 milímetro de largura. "É como respirar através de um canudo", afirmou o comunicado do hospital.
O pesquisador italiano de células-troco, Paolo Macchiarini, do hospital Universitário de Florença fez parte da equipe médica. (Fonte: BBC Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário