Pessoas que têm uma alimentação rica em fibras, principalmente com boa quantidade de grãos integrais, podem apresentar um menor risco de desenvolver doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), segundo estudo recentemente publicado no American Journal of Epidemiology.
Acompanhando mais de 111 mil adultos americanos no período entre 1984 e 2000, os pesquisadores descobriram que uma dieta rica em fibras pode proteger contra o desenvolvimento de bronquite crônica e enfisema pulmonar.
No estudo, dentre os participantes, 832 foram diagnosticados com doença pulmonar obstrutiva crônica. E as análises que consideraram diversos fatores de risco - incluindo tabagismo (o principal), idade, peso e níveis de atividades físicas - indicaram que aqueles que consumiam mais fibras tinham um terço menor risco de estar nesse grupo, comparados àqueles que consumiam as menores quantidades de fibras.
Os especialistas recomendam que os homens se alimentem de 30 a 38 gramas de fibra por dia, e as mulheres ingiram de 21 a 25 gramas. E, no estudo, o grupo com maior ingestão do nutriente comia, em média, 28 gramas diariamente - o que sugere que a quantidade recomendada pode ser suficiente para ter um efeito sobre o risco de desenvolver problemas pulmonares.
Segundo os pesquisadores, esse efeito pode ser atribuído às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da fibras. Porém, destacam que os resultados do estudo não provam que os alimentos ricos em fibras podem evitar a doença pulmonar.
"Para a prevenção da DPOC, a mais importante mensagem de saúde pública permanece sendo a da cessação do tabagismo", ressaltou o pesquisador Raphaelle Varraso, do Instituto Nacional de Saúde da França. "Mas os dados sugerem que a dieta, outro fator de risco modificável, pode também influenciar o risco de DPOC", acrescentou o especialista. (Fonte: American Journal of Epidemiology. 19 de fevereiro de 2010/Bibliomed/SIS.SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário