Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de março de 2010

REFRIGERANTES

Quando você acaba de beber um refrigerante
Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett
O QUE ACONTECE?
- Primeiros 10 minutos: 10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.
- 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (é muito para este momento em particular).
- 40 minutos: a absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
- 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (fisicamente, funciona como com a heroína)
- 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, estará urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
- 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço! Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo!
Pense nisso antes de beber refrigerantes! 
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais. Seu corpo agradece!
(Fonte: vivaplenamente.com)
Carlos A.Fett - Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), especialista em Ciência do Treinamento, pela Castelo Branco (1990), Medicina Ortomolecular pela UNOPAR(1996), mestrado em Motricidade Humana (Fisiologia e treinamento) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), fellow em Nutrição e Doenças Crônicas não Transmissívies, pela Universidade de Washington (2003), e doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor do Mestrado em Nutrição e adjunto 3 da Universidade Federal de Mato Grosso, onde é tutor do PET Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Exercício Resistido, atuando principalmente nos seguintes temas: composição corporal, musculação, hipertrofia muscular, DCNT, envelhecimento, aminoácidos e suplementos alimentares.(Texto informado pelo autor- Plataforma Lattes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário