Trabalho premiado - V Edição
A coordenação do concurso "Arte Sem Cigarro é um show" estendeu para até o dia 20 de agosto o prazo para as escolas municipais entregarem os trabalhos que vão concorrer ao prêmio. A data limite, que era dia 10, foi prorrogada por causa do novo calendário das férias escolares. O retorno às aulas está marcado para o dia 12 de agosto.
O tema escolhido para essa oitava edição do concurso é o “Tabagismo e Gênero, seu impacto na Mulher e no Homem”. Os professores estão trabalhando o assunto em sala de aula.
Os estudantes de primeiro ao terceiro ano vão participar na categoria desenho, já os da quarta série produzirão textos sobre o assunto. Também estão participando do concurso alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, do ensino fundamental ao superior, educação especial, turmas de alfabetização , participantes dos ambulatórios de tabagismo, comunidades terapêuticas, detentos do sistema penal e guardas mirins.
Além de Foz do Iguaçu o concurso foi estendido para os municípios de Santa Terezinha, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Missal, Medianeira, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.
Além das categorias desenho e texto o concurso terá também paródias, poesias, fotografia, produção de logomarca, slogan e planejamento de mídia, tudo sobre o tema. A premiação dos melhores trabalhos será no dia 27 de agosto, às 14 horas, no Espaço das Américas.
Estudos revelam que o vício em drogas ilícitas começa pelo tabagismo, por isso é importante esse trabalho com os jovens, na fase inicial da vida deles. O Tabagismo é uma doença que pode ser prevenida. O cigarro é a maior causa de morte por câncer de pulmão, laringe e faringe. Os números mostram que 85% das mortes de pacientes de câncer foi causada pelo cigarro.
O concurso oferece aos estudantes uma oportunidade de reflexão sobre o tema como eles podem evitar esse vício e também conscientizar os adultos. A informação ajuda as crianças a fazer com que os pais diminuam o vício ou até mesmo abandonem o cigarro.
A Organização Mundial de Saúde, OMS considera o tabagismo uma doença pediátrica, pois a maioria dos fumantes experimenta seu primeiro cigarro e se torna dependente antes dos 18 anos de idade. Os jovens são mais vulneráveis às estratégias de propaganda e marketing, desenvolvidas para captar novos consumidores. Por isso a importância de concursos como este, para orientar e conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos que o cigarro traz para a saúde.
(Fonte: www.clickfozdoiguacu.com.br/ - Rede ACT)
Nenhum comentário:
Postar um comentário