Pesquisar este blog

sábado, 4 de setembro de 2010

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL: NUTRIGENÔMICA

Um grupo de pesquisadores em nutrigenômica – a área da ciência que relaciona nutrição e genes –, entre os quais cerca de 80 especialistas de outros países, vai se reunir em setembro no Guarujá, litoral paulista. O objetivo da Conferência Internacional sobre Nutrigenômica é discutir avanços e estratégias para aumentar o conhecimento sobre a influência dos nutrientes na saúde.
Para manter uma boa saúde e até prevenir doenças como o câncer, não basta comer os alimentos recomendados nas quantidades indicadas nas tabelas internacionais.
“O brasileiro usa suplementos de vitaminas sem os critérios corretos”, afirma a presidente do comitê organizador da conferência, a bióloga Lucia Ribeiro, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Não é uma crítica à população do Brasil. O problema é que os dados que compõem o rótulo de suplementos alimentares são elaborados conforme números obtidos em estudos feitos na Europa e nos Estados Unidos. E as populações não são necessariamente iguais.
Ampliar esse conhecimento é o objetivo de um consórcio internacional de pesquisadores em nutrigenômica, área ainda incipiente no Brasil. No futuro, os pesquisadores pretendem saber o suficiente sobre como o metabolismo de nutrientes está associado aos genes para poder fazer recomendações individualizadas. Esse dia ainda está longe, mas Lucia – que desenvolve pesquisa em vitamina D integrada aos esforços internacionais – está contribuindo para que o Brasil embarque nessa busca.
Um dos destaque da programação será a presença da princesa da Tailândia Chulabhorn Mahidol, que é química e preside um instituto de pesquisa centrado na ação de componentes das plantas na mutação e no câncer.
A Conferência Internacional sobre Nutrigenômica e a 10ª Conferência Internacional sobre Mecanismos de Antimutagênese e Anticarcinogênese acontecerão entre os dias 26 e 29 de setembro no Guarujá. Inscrições podem ser feitas no site do congresso até a véspera do encontro.
(Fonte: Pesquisa Fapesp on line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário