Pesquisar este blog

sábado, 9 de outubro de 2010

HERANÇA GENÉTICA

CONSUMISMO
Se você acha que tem personalidade própria, pode ser que nem todos os seus gostos sejam autênticos – pesquisadores descobriram recentemente que as pessoas herdam geneticamente hábitos de compra.
No estudo, pesquisadores examinaram os padrões de consumo de gêmeos fraternos e gêmeos idênticos. Os resultados mostram mais semelhanças entre o consumo de gêmeos idênticos, que, ao contrário de gêmeos fraternos, partilham os mesmos genes. Tais semelhanças indicam que o comportamento é provavelmente hereditário.
Porém, segundo os pesquisadores, parece haver um efeito hereditário apenas sobre certos produtos, não todos. Alguns dos produtos que são influenciados pela genética são: chocolate, filmes de ficção científica, jazz, veículos híbridos e mostarda.
Além disso, os cientistas descobriram que a herança genética também influencia outras decisões, como as financeiras, sendo que dependendo da hereditariedade, as pessoas escolhem assumir compromissos e evitar atitudes extremas, ou preferem ganhos certos ao invés de apostas, entre outras coisas.
Já alguns consumidores acreditam que esses comportamentos não são herdados geneticamente, mas sim por observação. Ou seja, são “ensinados”. Se sua mãe comprava muito, e você passou a ter os mesmos hábitos de consumo, acaba também os passando aos seus filhos, que “pegam” esses hábitos de você por terem lhe observado. Então é lógico que irmãos tenham hábitos parecidos
Os pesquisadores não eliminam a possibilidade desse efeito de observação, mas afirmam que essa influência é combinada com a da natureza para formar as escolhas de consumo e dos processos de decisão das pessoas.
Segundo a pesquisa atual, a hereditariedade desempenha um papel fundamental no comportamento das pessoas, e merece muito mais atenção nas pesquisas sobre consumo. [LiveScience]
(Fonte: Natasha Romanzoti - hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário