Primeiro casamento gay argentino (30.07.10) |
A última década assistiu a discussão sobre casamento gay nos Estados Unidos como se isto estivesse em uma montanha russa. Em dezenas de países tem havido vitórias judiciais a favor da igualdade. Mas na semana passada, uma decisão judicial pôs em marcha o que pode ser um impulso definitivo e duradouro pela igualdade do casamento todo o país.
Pela primeira vez na história, um juiz federal americano decidiu que a proibição do casamento definida na Proposição 8, na Califórnia, é inconstitucional, proporcionando uma decisão na qual "não há base racional" para a proibição do casamento gay, e que a restrição de casamentos de gays e lésbicas consagra a discriminação na lei.
Os escritores Maia Spotts, Cristian Asher e Amel Adam Rogers dizem que esse problema atinge de perto a todos. Todos os três escritores estão entre as dezenas de milhares de pessoas homossexuais que se casaram em Califórnia antes da aprovação da Proposição 8. E os três tem um argumento convincente de que a questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo é mais do que apenas a lei: é sobre o amor.
Como Cristian diz, refletindo sobre seu próprio casamento: "O casamento homossexual é uma questão tão controversa e inspira tanta paixão e raiva e desespero que é difícil de lembrar, no meio da luta, o quão abençoado, alegre e até piedoso a experiência real pode ser."
À medida que o debate sobre o casamento gay continua a ter desdobramentos, esperamos que isto, acima de tudo, pode ser lembrado. Liberdade e igualdade não são conceitos abstratos. Eles afetam a vida real - os nossos vizinhos, nossos amigos e nossa família e entes queridos. (Fonte: change.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário