Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

HIPOGLICEMIA e DIABÉTICOS TIPO 2 IDOSOS


EXAME DE GLICEMIA: HEMOGLOBINA GLICADA
Para pacientes idosos com diabetes tipo 2, o nível-alvo da hemoglobina A1c (HbA1c) de menos de 6,0%  está associado com risco aumentado de mortalidade e resultados são melhores entre aqueles com níveis intermediários de controle, de acordo com os resultados de estudo publicado dia 19 de abril, no Diabetes Care-on line.
"Vimos um aumento da mortalidade e complicações, como previsto, entre aqueles com açúcar no sangue muito alto, mas também vimos um risco moderadamente aumentado de morte entre aqueles com níveis muito baixos de açúcar no sangue," disse o autor Elbert S. Huang, MD, MPH, professor associado de medicina na Universidade de Chicago, em Illinois, em um comunicado à imprensa.
"Em nosso estudo, descobrimos que os melhores resultados globais estão entre aqueles com níveis intermediários de controle, entre aqueles com A1C abaixo de 8 por cento, mas acima de 6 por cento. Observou-se comportamento semelhante para aqueles em seus 60, 70 e mais de 80 anos de idade".
O objetivo do estudo foi determinar a faixa de nível de glicemia em pacientes diabéticos idosos associada ao menor número de complicações e mortalidade.
"Nós não podemos dizer se este achado inesperado deve-se ao açúcar no sangue muito baixo em si, aos tratamentos utilizados para controle de açúcar no sangue ou a alguns outros fatores não diretamente relacionados aos cuidados do diabetes", disse o autor principal do estudo Andrew J. Karter, PhD, da divisão de pesquisa da Kaiser Permanente, em Oakland, Califórnia.
"Pode ser que os pacientes mais doentes, com alto risco de morrer, simplesmente já tinham nível baixo de açúcar no sangue,  mais do que qualquer coisa diretamente associada ao controle do diabetes e riscos de morte. Pesquisas futuras deverão identificar os mecanismos que favorecem o aumento de mortalidade entre aqueles com o níveis de A1c muito baixos."
Os pesquisadores recomendam cautela ao se estabelecer um nível-alvo de A1c de menos de 8,0% para os pacientes mais velhos, porque os níveis de A1c inferior a 6,0% ficaram associados a risco de morte.
"Precisamos de mais evidências sobre o quão boa é a diretriz de 7% (que foi baseada em um estudo britânico de 1998 e que excluía pacientes mais velhos), para se aplicar a pacientes com idade acima de 60 anos," Dr. Karter concluiu.
Diabetes Care. Publicado online em 19 abril, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário