Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

DIABETES: ALIMENTAÇÃO

A alimentação que se recomenda para as pessoas com diabetes deve incluir alimentos variados, em quantidades adequadas para alcançar e manter o peso corpóreo ideal, evitar o aumento de glicemia, do colesterol e de outras gorduras no sangue, além de prevenir complicações, contribuindo para o bem estar e a qualidade de vida.
Para atingir esses objetivos, é necessário consumir diariamente e na medida certa para cada pessoa:
Alimentos Energéticos: fontes de carboidratos complexos (pães, cereais, massas e raízes);
Alimentos Reguladores: fontes de carboidratos, vitaminas, minerais e fibras (verduras, legumes e frutas);
Alimentos Construtores: fontes de proteínas e cálcio (leite e derivados) e proteínas e ferro (carnes magras, ovos, feijões).
Uma boa dica para todas as pessoas é incluir, em cada refeição, alimentos dos três grupos. É importante que se diga que o plano alimentar atualmente recomendado às pessoas com diabetes, de forma geral, é o mesmo que orienta a alimentação de quem não tem diabetes.
Recomenda-se que as pessoas com diabetes evitem açúcares, doces, pães, farinhas e massas em excesso, bem como bebidas com açúcar ou alcoólicas. Entretanto, pessoas cujo diabetes esteja bem controlado, peso adequado, e seguem um tratamento intensivo e contagem de carboidratos, podem até usar pequenas quantidades de açúcares junto com refeições equilibradas.
Para tanto, é indispensável conversar com o nutricionista, que poderá orientar o planejamento alimentar com a contagem dos carboidratos e com o médico que irá prescrever o tipo e dosagem de insulina adequada, quando necessária.
Para outras explicações, consulte: Fonte: Revista do Centro BD de Educação em Diabetes – http://www.bdbomdia.com/
Nutricionista: Denise Giacomo da Motta – Professora do Curso de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba e membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário