Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MALÁRIA: FOLGA PARA PESTICIDAS e MOSQUITEIROS?

Cientistas do Imperial College, de Londres, e da Universidade de Washington, em Seattle, descobriram como alterar o código genético de alguns mosquitos do gênero Anopheles para impedi-los de transmitir o parasita da malária, o Plasmodium falciparum. Tais alterações podem ser transmitidas para grandes populações de mosquitos em poucas gerações na natureza, evitando a transmissão da doença.
O estudo, publicado na revista Nature, mostra que um elemento genético modificado, conhecido como I-SceI, pode ser incorporado ao DNA de mosquitos em cativeiro, sendo transferido a outras gerações na natureza. Os mosquitos transgênicos teriam alterações genéticas que impediriam que eles fossem portadores do parasita da malária, o Plasmodium, e infectassem humanos através das picadas das fêmeas.
No presente estudo, foi usado um gene fluorescente verde para monitorar a manipulação genética e sua transmissão a outras gerações. Agora, a equipe de pesquisadores estudará genes que o mosquito usa para se reproduzir ou para transmitir a doença.
A malária é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Plasmodium, que é transmitido pela picada de fêmeas de mosquitos infectados. O parasita se multiplica no fígado e infecta as células sanguíneas. A doença afeta mais de 240 milhões de pessoas por ano, matando cerca de um milhão delas. Não existe vacina. A prevenção é feita por pesticidas e mosquiteiros.
Fonte: Nature
NEWS.MED.BR, 2011. Malária: mosquito geneticamente modificado pode evitar a transmissão da doença, segundo publicação da revista Nature.
(Fonte: . Acesso em: 25 abr. 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário