Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

DIABETES: NOVAS DIRETRIZES

A American Association of Clinical Endocrinology (AACE) lançou novas diretrizes para cuidados de pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, desenvolvidas por um grupo de 23 dos maiores especialistas americanos em diabetes.
As diretrizes enfatizam a importância da realização de um plano de tratamento que evita  hipoglicemia, considerada uma preocupação contínua e premente para muitos pacientes com diabetes.
As implicações das novas orientações para os médicos em exercício, bem como novos dados sobre o açúcar no sangue em pacientes com diabetes, foram discutidas na 20 ª Reunião Anual da AACE e seu Congresso Clínico. As novas orientações da AACE também foram publicadas no suplemento 2 da edição de março / abril do jornal oficial da Associação, Endocrine Practice.
As diretrizes enfatizam uma abordagem personalizada para controlar o diabetes e metas para o nível de glicose no sangue, com cuidados que levem em conta os fatores de risco para as complicações,  comorbidades e status psicológico, social e econômico do paciente. 
Embora as diretrizes recomendem uma meta para glicemia num nível de HbA1c de 6,5%, se ela pode ser alcançada com segurança, um plano de tratamento deve levar em conta o risco do paciente para o desenvolvimento de hipoglicemia grave.
As novas diretrizes também fornecem informações sobre o uso adequado de novas tecnologias, tais como bombas de insulina e monitoramento contínuo de glicose, bem como sobre condições de controle que podem não ser imediatamente óbvias para os médicos, tais como sono e distúrbios respiratórios e depressão.
Em um comunicado, Yehuda Handelsman, MD, presidente eleito da AACE  e co-presidente do Comitê de Redação das orientações sobre Diabetes, disse que era crucial para os médicos tratar não apenas a hiperglicemia em pacientes com diabetes, mas também sua associação com fatores de risco cardiovascular. "Estas diretrizes fornecem as mais recentes evidências baseadas nas perguntas tiradas de questões reais da vida clínica", disse Dr. Handelsman. 
Nas diretrizes, a AACE recomenda que, tanto no diagnóstico quanto durante todo o curso da doença, dê-se importância à educação de um estilo de vida para o diabetes.
De acordo com as novas diretrizes, a importância da terapia nutricional, da atividade física, de se evitar produtos do tabaco, de adequada quantidade e qualidade de sono deverá ser bem discutida com pré-diabéticos, tanto quanto com diabéticos tipo 1 e tipo 2.
(Fonte: Barbara Boughton - American Association of Clinical Endocrinologists (AACE) 20th Annual Meeting and Clinical Congress: Opening Session. Presented April 14, 2011./Endocr Pract. 2011;17(Suppl 2):1-53 (texto completo) -  http://www.medscape.com/viewarticle/740876?sssdmh=dm1.680564&src=nldne - acessado em 15.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário