Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIABETES e NICOTINA

Site desta imagem: soudiabetico.com.br
A nicotina é a principal responsável por níveis elevados de açúcar no sangue de pessoas que fumam e têm o diabetes, sugerem pesquisadores dos EUA.
Liu Xiao-Chuan, da California State Polytechnic University em Pomona, na Califórnia, diz que a descoberta pode ter implicações para as pessoas com diabetes que estão usando a terapia de reposição de nicotina por longos períodos em um esforço para parar de fumar.
"É o primeiro estudo a estabelecer uma forte ligação entre a nicotina e complicações do diabetes", diz Liu em um comunicado. "Se você é fumante e tem diabetes, você deve se preocupar e fazer todos os esforços para parar de fumar."
O padrão ouro para a monitorização a longo prazo dos níveis de açúcar no sangue dos diabéticos é o teste da hemoglobina A1c - HbA1c -(hemoglobina glicada). Este teste revela a média da quantidade de açúcar no sangue durante muitas semanas anteriores.
"A nicotina causou o aumento dos níveis de HbA1c em até 34 por cento", disse Liu em um comunicado. "Ninguém sabia disso antes. Quanto maior os níveis de nicotina, mais HbA1c é produzida."
Liu assinalou que as pessoas tendem a usar os adesivos de nicotina por breves períodos e os benefícios de parar de fumar podem superar os riscos de elevação da HbA1c, mas os resultados são uma preocupação para o uso a longo prazo de tais produtos.
A descoberta foi apresentada na 241st ACS National Meeting & Exposition - March 27-31, 2011 -
Anaheim, California, USA.
(Fonte: http://www.upi.com/Health_News/2011/03/28/Nicotine-culprit-in-diabetes-complications/UPI-43351301366661/ publicado em March. 28, 2011 at 10:44 PM - acessado em 18.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário