Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de abril de 2011

DIETA QUE PODE MATAR

MODISMO LETAL
A busca pela perda de peso num dos países que concentra um dos maiores índices de obesidade no mundo tem feito os norte-americanos exagerarem nas dietas. Mais de 50 anos depois de um médico começar a promover o HCG - conhecido como ''hormônio da gravidez'' - como auxiliar na perda de peso, ele está mais popular do que nunca e começa a despertar interesse entre os brasileiros. Especialistas afirmam que não há evidências que comprovem a eficácia do procedimento e garantem que pode inclusive matar.
A presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Rosana Bento Radominski, explica que o procedimento utiliza injeções de gonadotrofina coriônica (HCG) com dieta de baixíssimas calorias (cerca de 500 calorias por dia). Porém, segundo ela, não garante perda de peso e ainda pode colocar em risco a vida das pessoas.
''Os norte-americanos começaram a usar essa dieta na década de 1940 e aos poucos vários estudos publicados mostraram que o HCG não tem a menor eficácia para perda de peso. O que faz perder peso é a redução calórica. Durante vários anos essa dieta foi deixada de lado e agora voltou a ser utilizada por alguns médicos dos Estados Unidos. O procedimento realmente não é indicado para ninguém'', alerta.
Segundo a doutora em endocrinologia, o HCG é um hormônio secretado principalmente no primeiro trimestre da gestação e serve como diagnóstico de gravidez. ''Esse hormônio garante a manutenção da gestação inibindo a menstruação e a ausência de uma nova ovulação. Ele também desempenha um papel no desenvolvimento dos testículos no feto masculino'', explica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a forma injetável de HCG, vendida com receita médica, é aprovada como tratamento da infertilidade. Nos Estados Unidos, médicos são autorizados a prescrevê-la de forma ''não indicada na bula'' para perda de peso. Já houve relatos à FDA sobre paciente que seguiu a dieta do HCG e teve embolia pulmonar. O hormônio causa risco de coágulos, depressão, dor de cabeça e aumento da sensibilidade ou do volume das mamas.
''Não sabemos porque essa dieta voltou a ser propagada, provavelmente porque as opções terapêuticas realmente eficazes são poucas e então os tratamentos 'milagrosos' reaparecem. A toda hora surgem tratamentos com chás, faseolamina, caralluma etc., e que não têm o menor respaldo científico'', finaliza.
(Fonte: Fernanda Borges - http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1346-20110411 - acessado em 11.04.11)

4 comentários:

  1. Esta precisando é estudar essa dieta para ver como funciona. Indústrias farmacêuticas não tem interesse nenhum em fazer pq vai deixar de vender sibutramina, anfrepomona, victoza etc. será que todos os milhares, inclusive eu, teve efeito placebo de bem estar, não efeito colateral e não fome? E quanto a embolia pulmonar, 100% das grávidas correm o risco de ter, muito baixo, mas tem. Por isso os médicos passam o hcg associado a vitamina k. Acho graça desses endocrinologistas de uma das piores medicinas do mundo (124o) como Brasil vir dar pitaco no que não estudou. Não me surpreende... Tem nutricionista indo pra TV dizer que óleo de canola é saudável... 😂

    ResponderExcluir
  2. O amigo acima disse tudo ja fiz
    E estou fazendo e ela e 100% eficaz

    ResponderExcluir
  3. O amigo acima disse tudo ja fiz
    E estou fazendo e ela e 100% eficaz

    ResponderExcluir
  4. Precisa estudar muito pra falar tanta merda , tanta desinformação deveria ser proibida da internet .

    Muitas e muitas pessoas já fizeram a dieta com muito sucesso .

    Vocês dizem que a baixa caloria emagrece sem o auxílio do HCG ?

    Não é assim não , eu duvidei do HCG e fiz a dieta das 500 calorias , chegou um tempo que estagnou , perdi poucos kg., Cerca de 3kg. Depois mesmo seguindo a dieta não perdia mais.

    Então fiz o processo correto tomando o HCG. E passei de 108 kg para 92 atualmente, faltando 6 dias hoje para terminar a dieta , me expliquem se é placebo ? Me expliquem porque eu saí da estagnação ? E perdi 16 kg até agora.

    ResponderExcluir