Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIABETES e PÓLIPOS DE CÓLON

O uso de sensibilizadores de insulina e bom controle da glicose no sangue podem diminuir significativamente pólipos do cólon em pacientes diabéticos, de acordo com dados apresentados nesta semana, na 20ª Reunião Anual e Congresso Clínico da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE), em San Diego.
"Noventa e cinco por cento dos casos de câncer de cólon surgem de pólipos no cólon e sabemos que os pacientes com diabetes mellitus têm um risco aumentado para câncer de cólon. Este é o primeiro estudo que realmente olhou para o que previne pólipos do cólon nesta população de pacientes," Dra. Deepti Bulchandani, da Universidade de Kansas, Kansas City, disse à Reuters Health.
Dra. Bulchandani e seus colegas revisaram dados de 132.354 pacientes que tiveram colonoscopia ambulatorial em hospital de veteranos, entre 2002 e 2008, incluindo 54.741 pacientes (41,4%) que tiveram uma polipectomia. Como era esperado para uma população de hospital de veteranos, a maioria dos pacientes (97%) era do sexo masculino. A idade média foi 63 anos.
Na análise multivariada, os pesquisadores descobriram que o uso de metformina e tiazolidinedionas, sensibilizadores de insulina, bem como uma concentração de hemoglobina (Hb) A1c não superior a 6,5%, foram significativamente associadas com uma diminuição da ocorrência de pólipos no cólon.
O odds ratio foi 0,94 com metformina, 0,83 com as tiazolidinedionas, e 1,06 quando HgA1c foi superior a 6,5%.
Afro-americanos, hispânicos e pessoas do sexo feminino também foram associadas com um risco diminuído de pólipos no cólon, enquanto o uso do tabaco aumenta o risco.
"Mesmo quando observamos um bom controle do diabetes, os pacientes ainda estavam protegidos de pólipos se eles estivessem com metformina ou uma tiazolidinediona," disse  Dra. Bulchandani, acrescentando que a análise não pôde detectar uma relação significativa entre o uso da estatina ou insulina e pólipos no cólon. "Há estudos que associam o uso de insulina com o câncer de cólon, mas não encontramos nenhuma associação desse tipo, e acho que este é um ponto chave que eu gostaria que os médicos soubessem".
Conhecendo estes resultados,  Dra. Bulchandani disse que ela incluiria um sensibilizador de insulina em um regime diabético. "Se um paciente está usando um sensibilizador de insulina, eu não iria tirá-lo apenas porque ele tem a sua diabetes sob controle, e agora que encontramos essa associação, há uma boa razão para sugerir que um paciente use um sensibilizador de insulina, contanto que não haja contra-indicações".
(Fonte: Fran Lowry -19/abril -  Reuters Health Information - Insulin Sensitizers and Good Diabetic Control Can Prevent Colon Polyps - http://www.medscape.com/viewarticle/741127?sssdmh=dm1.682146&src=nldne - acessado em 22.04.2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário