Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SEDENTARISMO PROVOCA ESTREITAMENTO DE VASOS NA RETINA

Crianças de seis anos que passam a maior parte do tempo assistindo televisão, usando o computador ou jogando videogames apresentaram artérias mais estreitas na parte de trás dos olhos, fato considerado um marcador de risco cardiovascular no futuro, segundo um estudo relatado no Jornal da Associação Americana do Coração.
Pesquisadores australianos descobriram que um comportamento mais sedentário, como o tempo gasto em frente a telas foi associado com a redução média de 2,3 microns do calibre da artéria da retina. Um micron é um milésimo de milímetro.
A constatação foi feita depois de os estudiosos avaliarem 492 crianças em 34 escolas primárias em Sydney, na Austrália, entre seis e sete anos. Eles compararam o desempenho das sedentárias, que costumam gastar horas assistindo televisão e jogando videogames, com as de mesma idade que praticavam exercícios físicos.
A magnitude do estreitamento associado a cada hora de assistir a televisão ou de ficar no computador era similar à associada com 10 milímetros de mercúrio (mmHg), causadores da pressão arterial sistólica em crianças, segundo Bamini Gopinath, autor e pesquisador sênior do Centro para a Visão Pesquisa da Universidade de Sydney.
- Descobrimos que as crianças com um elevado nível de atividade física tinham um perfil mais benéfico microvascular em comparação com aqueles com os mais baixos níveis de atividade física. Isto sugere que fatores de estilo de vida pouco saudáveis podem influenciar a microcirculação no início da vida e aumentar o risco de doenças cardiovasculares e hipertensão mais tarde.  É um marcador de doença cardiovascular e hipertensão arterial em adultos. Mas esta é a primeira vez que fica provado que o sedentarismo na infância causa um estreitamento dos vasos na retina que pode ser um marcador de doença cardiovascular subclínica no futuro.
As crianças nos níveis mais altos de atividade física em pouco mais de uma hora ou mais tinham significativamente maior calibre arteriolar retinal média do que os gastos pouco menos de meia hora ou menos por dia.
O maior tempo na tela foi associado com menor diâmetro médio arteriolar retinal após ajuste para idade, sexo, etnia, cor da íris, o comprimento do globo ocular, IMC, peso ao nascer e pressão arterial. Cada hora por dia de tempo de televisão foi associada, em média, com 1,53 microns estreito calibre arteriolar de retina, explica o pesquisador.
- Tempo de tela excessivo conduz a uma menor atividade física, hábitos alimentares pouco saudáveis e ganho de peso. Substituindo uma hora por dia de tempo na tela com a atividade física pode ser eficaz na proteção dos efeitos do sedentarismo na microvasculatura da retina em crianças.
A atividade física melhora a função endotelial e aumenta o fluxo do sangue, resultando na produção de óxido nítrico, que tem um efeito positivo no revestimento dos vasos sanguíneos, orienta Gopinath.
- Os pais precisam colocar seus filhos a se movimentar dentro e fora do sofá. Os pais também podem liderar o caminho sendo eles mesmos mais ativos fisicamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário