Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2011

RECORRÊNCIA DE INFECÇÃO URINÁRIA EM MULHERES

A recorrência de infecções urinárias em mulheres pode diminuir com o uso de probiótico de Lactobacillus crispatus, de acordo com trabalho publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases.
As infecções urinárias são comuns em mulheres, com taxa de recorrência de 2 a 3% dos casos, devido a alterações na flora vaginal. Nas mulheres com recorrência deste tipo de infecção, há uma diminuição de uma bactéria conhecida como Lactobacillus crispatus, a qual predomina na região genital de mulheres saudáveis, promovendo o crescimento de bactérias patogênicas.
Um dos autores do estudo, Thomas M. Hooton, explica que o problema desta patologia reside na resistência aos antibióticos. Portanto, há necessidade de desenvolver novos métodos de prevenção desta infecção.
Os investigadores da Universidade de Washington contaram com a participação de 100 mulheres, na pré-menopausa, com histórico de infecções urinárias de repetição. No estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, as participantes foram tratadas com antibiótico para infecções agudas e depois usaram um supositório intravaginal contendo o probiótico de Lactobacillus crispatus, chamado LACTIN-V, ou um com placebo durante cinco dias seguidos. O mesmo tratamento com supositório foi repetido uma vez por semana, durante dez semanas.
Os resultados mostraram que sete das mulheres tratadas com LACTIN-V tiveram pelo menos uma infecção urinária, em comparação com 13 das mulheres do grupo de controle. O LACTIN-V, depois do tratamento da cistite, foi associado a uma redução significativa das recorrências de infecções urinárias nas participantes do presente estudo.Fonte: Clinical Infectious Diseases - Volume 52, de 15 de maio de 2011
NEWS.MED.BR, 2011. ITU de repetição pode ser evitada com uso de probiótico, de acordo com trabalho do Clinical Infectious Diseases.

Nenhum comentário:

Postar um comentário