Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

EM BUSCA DA VERDADEIRA LIBERDADE

SOUZA CRUZ BANCANDO e PERGUNTANDO ISTO,
 SÓ PODE SER BRINCADEIRA!

PROMISCUIDADE!
(Fonte das imagens acima:http://www.municipalizar.com.br/mp/curso38/htm/home.html)
Ao redor de todo o globo a indústria do tabaco tem colecionado derrotas. Não só em termos de imagem, mas também nos índices do consumo de seus produtos. De fato, hoje em dia já se fala de países "livres do tabaco". É nesta liberdade que a Abead acredita, diferente da que é defendida como liberdade de expressão – comercial - por grandes indústrias tabagistas.
Entre ontem (14) e hoje (15), uma empresa produtora de tabaco patrocinará o Seminário Libertas, com o tema “Você é realmente livre?”, em mais uma velha e conhecida tática do setor. Segundo um bordão repetido várias vezes, a indústria tabagista não ADOTA as regulamentações, ela se ADAPTA a elas. E é exatamente isso que empresas do ramo têm em mente quando organizam eventos como esse. A intenção é sempre a mesma – continuar a conquistar e manter consumidores de seus produtos mortíferos. Entre os convidados deste evento, infelizmente estão membros do primeiro escalão do Governo.
Autoridades, provavelmente desavisadas, deveriam se informar sobre o que está por trás deste seminário, que na realidade não passa de uma manobra para que a indústria coloque em destaque suas propagandas sedutoras, já que foi proibida de fazer publicidade, com exceção dos pontos de venda.
Vale lembrar que essa restrição diz respeito ao extremamente comprovado efeito da publicidade no consumo dos jovens. Por outro lado, a adaptação das indústrias de fumo é feita aos poucos, discretamente, transformando qualquer local em ponto de venda no País e, portanto, um local de publicidade permitida. Com a Anvisa restringindo cada vez mais essa propaganda danosa, a estratégia da indústria é fazer o papel de defensora da liberdade de expressão, uma verdadeira piada de mau gosto. Tão grave quanto isso, é a participação dos membros, provavelmente mal assessorados do Governo, em eventos como este, emprestando credibilidade a empresas produtoras de tabaco.
Em um congresso europeu do Tobacco Control, realizado há duas semanas em Amsterdan, pesquisadores, ativistas e agentes esclarecidos do governo de mais de 20 países discutiam sucessos obtidos na redução do consumo do tabaco. Em uma das mesas-redondas, os apresentadores relataram previsões de redução à quase zero no consumo de tabaco de diversos países em um futuro próximo. Ou seja, isso é possível e desejável em nações civilizadas, democráticas! Estamos prontos para buscar esses resultados também no Brasil.
(Fonte: Carlos Salgado e Sabrina Presman - ABEAD - http://www.abead.com.br/opiniao/exibir/?cod=158)

Nenhum comentário:

Postar um comentário