Outro dia provei umas dessas águas aromatizadas. Apesar da embalagem parecer água mineral, pra confundir os incautos, o nome da bebiba é "preparado líquido aromatizado sabor limão". Sabe quando você toma Sprite, aí fica um pouquinho no fundo do copo, você pede uma água, tem preguiça de esperar por um novo copo, despeja ali e fica aquela água suja? Pois é isso. (Fonte do texto e imagem: http://www.interney.net/blogs/lll/2008/02/10/agua_aromatizada/) |
Pessoas que fazem dieta ficam tão envolvidas com a tentativa de "comer virtuosamente" que acabam caindo no "conto do rótulo".
O "conto do rótulo" refere-se a escolher um alimento não-saudável mas que tem um apelo de saúde em sua embalagem ou em seu nome.
"Mantendo a sua meta de perda de peso em mente enquanto olha o cardápio em um restaurante, você evita cuidadosamente escolher uma massa e pede uma das opções na lista de saladas," escrevem as autoras Caglar Irmak (Universidade da Carolina do Sul), Beth Vallen (Universidade Loyola) e Stefanie Rosen Robinson (Universidade da Carolina do Sul).
"Mas antes de se congratular consigo mesmo por fazer uma escolha virtuosa, você tem que verificar se sua escolha não seria uma salada só de nome," escrevem as autoras.
Nomes enganadores
Ocorre que os restaurantes oferecem "saladas" que podem incluir ingredientes que os adeptos do regime provavelmente evitariam isoladamente, incluindo carnes, queijos, pães e massas.
Batatas fritas são listadas como "chips vegetarianos", milkshakes são chamados de refrescos e bebidas açucaradas aparecem no cardápio como "água aromatizada".
E por que as pessoas que estão fazendo dieta, que supostamente estariam mais sintonizadas com alimentos saudáveis, são susceptíveis de serem enganadas por esses rótulos?
Condicionamento
"Com o tempo, as pessoas aprendem a se concentrar simplesmente em evitar alimentos que eles reconhecem como proibidos com base no nome do produto," explicam as autoras.
"Assim, elas supõem que um item com um nome não-saudável (por exemplo, massa) é menos saudável do que um item com um nome saudável (por exemplo, salada), e não gastam tempo levando em conta outras informações sobre os produtos que possam impactar as suas avaliações."
Paradoxalmente, conforme constataram as pesquisadoras, as pessoas que não fazem dieta não têm esse condicionamento para os nomes, e são mais propensas a rejeitar essas sugestões enganadoras.
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