Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de abril de 2011

AVEIA PARA CONTROLE DE PESO CORPORAL

Os benefícios dos cereais integrais para o controle de peso corporal já foram assunto de alguns estudos internacionais, que demonstraram que dietas ricas em fibras solúveis, como a aveia, promovem maior poder de saciedade. Uma pesquisa – uma das primeiras do gênero no País –, liderada pelo Laboratório de Lípides da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), reforça o papel do grão na alimentação e no controle e perda de peso.
Conduzido por Ana Maria Lottenberg, pesquisadora da FMUSP, o estudo realizado no Brasil traz dados preliminares do estudo realizado com mulheres com sobrepeso e obesidade e mostra que mulheres em dieta para redução de peso que incluem aveia em seu cardápio perdem em média 60% mais peso do que aquelas que não incluíram essa importante fibra em sua dieta.
A pesquisa foi realizada por 16 semanas, com a avaliação de dois grupos, em duas fases: manutenção de peso e emagrecimento. Todos os participantes mantiveram o nível de atividade física habitual. O consumo foi de 70 g a 100 g de aveia – do tipo flocos finos – por dia, dentro de uma dieta hipocalórica.
Menos fome, menos peso
Os resultados preliminares obtidos demonstraram que os participantes, quando consumiram aveia, associada à dieta hipocalórica, perderam significativamente mais peso (média 2,6% do peso corporal inicial) do que quando comparados à ingestão de placebo (média 1,5%), sem qualquer outra mudança no estilo de vida.
Um dos fatores para esse efeito seria a maior sensação de saciedade relatada pelos voluntários quando consumiram aveia. O que pode explicar este resultado é que alimentos ricos em fibras, como a aveia, exigem mais mastigação e maior tempo para digestão, aumentando o volume alimentar no estômago e ainda diminuindo a velocidade de absorção dos nutrientes, regulando, entre outros mecanismos, o de controle da fome e a liberação da insulina. Além do efeito demonstrado pelo estudo sobre o controle de peso, a aveia possui diversos outros benefícios à saúde cientificamente comprovados.
Outro estudo, realizado em 2004 e conduzido pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), mostrou que a aveia é eficaz na redução do colesterol. O grupo de 176 pessoas (homens e mulheres) teve uma redução entre 5 e 15 mg/dl do nível de colesterol após consumo diário de aveia.
com informações do Laboratório de Lípides da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário