Coma pelo menos três porções de frutas todos os dias: elas contêm fibras que ajudam o bom funcionamento do intestino |
Constipação é o termo científico correspondente à prisão de ventre, condição caracterizada pela diminuição da frequência e/ou do volume das evacuações, desconforto ao evacuar e fezes endurecidas. Estudos mostram que 10% a 20% dos adultos se queixam de constipação. A incidência nas mulheres parece ser duas vezes maior. Pode parecer um situação banal e sem importância, mas na verdade constipação intestinal é um problema importante.
Dados norte-americanos, divulgados no ano passado, indicam que ela é a queixa digestiva mais comum na população geral, sendo responsável por cerca de 2,5 milhões de visitas médicas e, indiretamente, por 92 mil hospitalizações anualmente. Isso sem contar que a constipação propriamente dita pode ser um sintoma inicial de doenças graves, como por exemplo, o câncer do cólon e do reto que é o quinto câncer mais frequente entre os homens e o quarto entre as mulheres no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Há dois tipos de constipação crônica. O primeiro é caracterizado por lentidão do trânsito intestinal. No segundo, a frequência das evacuações pode ser normal ou mesmo aumentada, mas o volume está reduzido e as fezes são difíceis de eliminar. Nos dois casos há sensação de esvaziamento incompleto do conteúdo intestinal.
Existe uma tendência entre os gastroenterologistas de considerar a constipação crônica, como parte da chamada síndrome do intestino irritável. Agência Graffo
(Fonte: http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--1123-20110411 - acessado em 11.04.11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário