Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CATÁSTROFE IMINENTE: AUMENTO DAS D.C.N.T.

Discurso da Dra. Margaret Chan - Diretora-geral da Organização Mundial da Saúde
Abertura do Fórum Global da OMS: Enfrentar o Desafio das Doenças Não Transmissíveis
Moscou,  Rússia - 27 de abril de 2011
O aumento das doenças crônicas não-transmissíveis: uma catástrofe iminente


Excelências, Senhores Ministros, senhores delegados, senhoras e senhores,

O aumento das doenças crônicas não-transmissíveis apresenta-se à saúde pública como um enorme desafio. Para alguns países, não é exagero descrever a situação como uma catástrofe iminente.
Não devemos esquecer que aquilo que é chamado de "modernização" contribui para o aumento dessas doenças  e está sendo acompanhado por uma necessidade crescente de cuidados crônicos de doença mental. Os encargos são muitos.
Gostaria de mencionar também que o desafio de combater as doenças crônicas tem algumas dimensões sem precedentes.
Durante séculos, o mundo microbiano tem sido a maior ameaça à saúde pública. Depois vieram as vacinas, as curas milagrosas e as melhoras graduais nos padrões de vida e higiene, que ajudou a eliminar as doenças da imundície.
Estas foram as questões de saúde pública. Este foi o nosso domínio. Este foi o nosso trabalho, e nós temos alguns resultados bastante espectaculares.
A batalha para o controle de doenças não transmissíveis é um tipo diferente de luta. Nosso trabalho padrão, coisas como a obtenção de medicamentos essenciais para as pessoas, cuidar deles em hospitais, tornaram-se tão exigente e tão maciçamente caro que ameaçam a solvência mesmo dos sistemas mais ricos de saúde.
Todos concordam que a prevenção é, de longe, a melhor opção. Mas neste caso, as políticas que promovem estilos de vida não saudáveis ​​para populações inteiras são feitas em domínios para além do controle direto da saúde.
Nós podemos encher bibliotecas com evidências sobre os perigos do tabaco e do fumo passivo, mas os outros têm de fazer as leis para o controle do tabaco e aplicá-las.
Nós podemos dizer ao mundo que as taxas de obesidade quase duplicaram desde 1980 e podemos contabilizar os custos para a saúde. Mas não podemos controlar os produtos nas prateleiras de supermercados e merenda escolar ou controlar o fato de que os alimentos mais baratos normalmente são os piores para a saúde.
Por muitas décadas, a saúde pública realçou a necessidade de colaboração com outras áreas, especialmente para a prevenção. Por muito tempo, essas áreas foram amigas, quase irmãs, como educação, meio ambiente, abastecimento de água, saneamento e um abastecimento alimentar garantido e seguro.
Hoje, muitas das ameaças à saúde que contribuem para doenças não-transmissíveis vêm de empresas que são grandes, ricas e poderosas, movidas por interesses comerciais, e muito menos amigáveis para a saúde.
Esqueça colaboração com a indústria do tabaco. Nunca confie nesta indústria para qualquer coisa, em qualquer acordo. Implementar a Convenção Quadro para o Controle do Tabaco. Se for feita, pode evitar cerca de 5,5 milhões de mortes a cada ano, a um custo, em um cenário de baixa renda, de menos de 40 centavos por pessoa. Não há nenhuma outra "melhor compra" para o dinheiro em oferta.
As pessoas não precisam fumar, mas elas precisam comer e beber. Hoje, mais da metade da população do mundo vive em um ambiente urbano. Bairros pobres necessitam de lojas de comida que vendam produtos frescos, não apenas lixo embalado, com um preço barato e uma longa vida de prateleira.
As cidades precisam de um tipo de projeto que incentive as pessoas a andar a  pé ou de bicicleta e a apreciar exercício físico. As crianças precisam de locais seguros para brincar. Os pacientes necessitam de medicamentos essenciais, embalados e com preços para incentivar o cumprimento.
Aqui está uma pergunta que eu gostaria de fazer às indústrias de alimentos e bebidas. Será que realmente servem aos seus interesses produzir, comercializar, distribuir globalmente e, de forma agressiva fazer publicidade especialmente para as crianças, de produtos que prejudicam a saúde dos seus clientes? Isso faz sentido em qualquer declaração de missão com um objetivo social?
Sabemos que essas indústrias não são homogêneas. Algumas estão tomando medidas para reformular os seus produtos para reduzir gordura, açúcar e sal e para modificar suas práticas de marketing. Estas tendências são muito bem-vindas.
Senhoras e senhores,
Eu tenho uma questão final. Eu acredito firmemente que o aumento de doenças crônicas exige uma reflexão séria sobre o que realmente significa progresso para o mundo.
O desenvolvimento econômico e desenvolvimento da saúde não são, de maneira alguma, a mesma coisa. O crescimento econômico melhora a saúde apenas quando as corretas políticas estão colocadas, políticas que considerem explicitamente as consequências para a saúde.
Diabetes, que está intimamente associada à obesidade e à urbanização, já está consumindo cerca de 15% dos orçamentos nacionais de saúde em alguns países. A prevalência está disparada nos países ricos e pobres.
Qual é o ganho líquido se os benefícios da modernização e crescimento econômico são anulados pelos custos, como despesas médicas, perda de produtividade e morte prematura, de uma doença evitável?
Que alguns países acordem, tenham um olhar crítico às políticas traçadas e poderão muito bem ver  os benefícios do progresso econômico serem literalmente cortados e devorados.
Podem ficar certos, de que neste dia e época, mesmo os medicamentos, tecnologias e dispositivos mais sofisticados e caros não serão capazes de salvar a situação. Eles não vão evitar um desastre iminente. Só inteligentes políticas de longo alcance podem fazer isso.
Obrigada.

Um comentário:

  1. Obrigada! Essa postagem me ajudou muito, estou fazendo meu TCC , relacionado a DCNT e como não leio inglês adiantou meu lado.

    ResponderExcluir