Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

FRATURAS POR ESTRESSE

Pesquisa divulgada no periódico Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine relata que meninas que praticam esportes como corrida, basquete, animação de torcida ou ginástica olímpica devem incluir no seu treino atividades físicas de baixo impacto para reduzir o risco de sofrerem fraturas por estresse como resultado do impacto acumulado ao longo de anos de treinamento.
Um total de 6.831 meninas, com idades entre 9 e 15 anos, participaram da pesquisa Growing Up Today Study, um estudo prospectivo de coorte1 que durou cerca de 7 anos. Deste total de participantes, 267 meninas (3,9%) desenvolveram fraturas relacionadas ao estresse.
Independente da idade, a época em que ocorreu a menarca, a história familiar de fraturas, perda de massa óssea ou osteoporose, as horas de atividades de impacto baixo ou moderado, as horas por semana de corrida, basquete, animação de torcida ou ginástica olímpica foram fatores significativamente relacionados ao desenvolvimento de fraturas de estresse. Nenhum outro tipo de atividades de alto impacto foi associado a este risco aumentado de fraturas.
Como conclusão, os pesquisadores alertam que as praticantes destas modalidades esportivas devem incluir no seu treinamento atividades físicas de baixo impacto para diminuir o risco de sofrerem fraturas por estresse como resultado do impacto acumulado ao longo de anos de treinamento.
Fonte: Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine de 4 de abril de 2011
(Fonte: NEWS.MED.BR, 2011. Corrida, basquete, animação de torcidas e ginástica olímpica podem causar fraturas por estresse em meninas, segundo informa pesquisa do Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. Disponível em: . Acesso em: 6 abr. 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário