Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

GRÃO-DE-BICO, TAMBÉM PARA DIABETES

O grão-de-bico é um alimento mais rico do que o feijão em muitos aspectos. Entre 20% e 30% de sua constituição é pura proteína. Além disso, possui fibras, zinco, potássio, ferro, cálcio e magnésio. Se for consumido todos os dias, ajuda no ganho de massa muscular, reduz o nível de colesterol ruim e regula o intestino.
Mas sua qualidade mais famosa é a de gerar felicidade: o grão-de-bico possui mais triptofano do que o feijão, o mesmo aminoácido essencial que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar e redução do estresse.
“Em seres humanos com o metabolismo normal, o aumento do consumo do grão-de-bico tem como consequência uma maior produção da serotonina”, destacam Leonardo Boiteux e Maria Esther de Noronha Fonseca, pesquisadores do Laboratório de Melhoramento Genético & Análise Genômica do Centro Nacional de Pesquisa de Hortaliças (CNPH) da Embrapa Hortaliças, em Brasília.
Por ter ômegas 3 e 6, é indicado para prevenir doenças cardiovasculares. E quem tem diabetes ou está lutando contra a obesidade também pode se beneficiar da leguminosa. “O alimento possui carboidratos complexos, ou seja, que possuem uma metabolização lenta no organismo. Por também ser rico em fibras, proporciona sensação de saciedade e a pessoa só vai sentir fome, após consumi-lo, bem mais tarde”, explica a nutricionista baiana Solange Carvalho.
As sementes do grão-de-bico também acumulam mais fitoestrogênios do que as do feijão – substâncias que têm ação preventiva na osteoporose e de problemas cardiovasculares.
“Os fitoestrogênios também são usados na reposição hormonal após a menopausa”, concluem os pesquisadores, destacando uma importante característica do alimento.
da Redação do Portal “O que eu tenho?”

5 comentários:

  1. fiquei sem saber se tenho que cozinhar o grão de bico ou se o enlatado também é tão bom quanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia a lista de ingredientes. Se for grão de bico, água e sal, sem problemas. Tem de caixinha também, já cozido.

      Excluir
  2. Olá.
    Pesquisadores estão por aí sempre nos avisando para evitar alimentos industrializados, né?
    Comida natural!
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Entrei aqui para saber mais sobre o grain de bico porque notei que os numeros da minha Diabetes ficaram mais baixos ao come-los, uma sensacao de conforto no abdomen e realmente uma sensacao de satisfacao. Eh excelente como salada com bacalhau, ou atum, teperada com azeite de Olivia e cheiro-verde. Vai uma azeitona tbm.

    ResponderExcluir
  4. Ponho de molho e faço uma sopa com bacalhau em pedaços dessalgados e cozidos.Faço um refogado com cebola,azeite,tomates...Não uso alho,pq não combina com bacalhau...Bato a metade dos grãos para engrossar .Misturo td coloco pedaços de palmito e coentro..Servo bem quentinha com crottons.Muito bom!

    ResponderExcluir