"Comer direito e fazer muito exercício" é a chave para melhorar a função física de idosos, de acordo com os resultados de um novo estudo. A combinação de perda de peso e exercícios proporcionou melhorias na função física e atenuou fragilidades mais do que uma só destas intervenções isolada, embora cada uma delas tenha se demonstrado benéfica.
Publicado em 31 de março de 2011, na edição do The New England Journal of Medicine, o randomizado e controlado estudo envolveu 107 adultos obesos com idades acima de 65 anos.
Os pacientes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: a perda de peso, o exercício, perda de peso e exercício físico juntos e um grupo de controle. O objetivo do estudo foi avaliar mudanças em uma versão modificada do Teste de Performance Física (PPT) em um ano, bem como para avaliar as medidas de fragilidade, composição corporal, densidade mineral óssea e qualidade de vida.
"O estudo atual sugere que a perda de peso por si só ou feita isoladamente pode reverter a fragilidade, mas a combinação de perda de peso e exercício é mais eficaz do que qualquer intervenção individual", escreveu o primeiro autor, o Dr. Dennis Villareal T (Washington University School of Medicine, St Louis , MO). "Portanto, a perda de peso e exercício pode ser uma importante terapia para frágeis, obesos mais velhos."
(Fonte: Heartwire - Diet and Exercise Best for Improving Physical Function - Michael O'Riordan
Nenhum comentário:
Postar um comentário