Pesquisar este blog

sábado, 25 de agosto de 2012

A INDÚSTRIA DA MORTE AINDA É PODEROSA!

COMO DERROTÁ-LA? Percebendo como as coisas funcionam e nos manifestando. Veja o porquê!

O juiz de um tribunal em Washington, DC entendeu que a exigência feita pela FDA (agência norte americana que regulamente medicamentos e alimentos) para incluir imagens de advertência nos rótulos violaram os direitos do discurso corporativo americano.
Associated Press
Imagem em embalagem de cigarro dos EUA mostra efeitos do cigarro nos dentes
Imagem em pacote de cigarro dos EUA mostra efeitos do cigarro nos dentes
"Este caso levanta novas questões sobre o alcance da autoridade do governo para forçar o fabricante de um produto a ir além de fazer anúncios puramente factuais e precisos para minar seu próprio interesse econômico --nesse caso, ao fazer de cada maço de cigarros no país um mini-outdoor para a mensagem antitabagista do governo", escreveu o Juiz Janice Rogers Brown do Tribunal de Apelação dos EUA para o Distrito de Colúmbia.
Segundo Brown, a FDA não forneceu evidência de que os rótulos gráficos seriam capazes de reduzir o tabagismo.
Associated Press
Uma das nove imagens de advertência dos cigarros dos EUA adverte para os males do fumo aos pulmões
Uma das nove imagens de advertência dos cigarros dos EUA adverte para os males do fumo aos pulmões
Cinco empresas de tabaco que representam a maior parte dos fabricantes de cigarro principais nos Estados Unidos desafiaram as regras da FDA.
A FDA argumentou que as imagens de dentes podres e pulmões doentes são precisas e necessárias para alertar os consumidores --especialmente adolescentes-- sobre os riscos do tabagismo.
A agência americana, disse na sexta-feira que não comenta casos de possíveis litígios, pendente ou em curso.
O Departamento de Justiça dos EUA, que expôs o caso da FDA, disse que precisa rever a decisão antes de decidir sobre os próximos passos. 
FONTE: DA REUTERS - http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1142693-justica-derruba-exigencia-de-imagens-antitabaco-em-macos-nos-eua.shtml

3 comentários:

  1. Rosa Maria Salaib Wolff25 de agosto de 2012 às 17:19

    Direito a discurso corporativo americano???? O que é isso espelhado nas milhares de mortes que o fumo causa? Isso a meu ver é violação do direito a informação do consumidos! Mas se isso ocorre na justiça americana o que esperar da justiça brasileira onde o reu tem todos os direitos rigorosamente preservados e os inocentes pagam muitas vezes com a morte!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara Dra. Rosa,
    Como este país nosso lidará com a "indústria da morte"? Pois como lida, é possível claramente perceber. A depender de nossos governantes, "estamos fritos", não?
    Mudanças...só com posicionamentos diretos e contundentes como os seus, entendo.
    Muito bom tê-la por aqui (sentida a sua falta em Brasília, semana passada).
    Tchau
    Joni


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosa Maria Salaib Wolff25 de agosto de 2012 às 22:26

      Realmente este ano não consegui ir a Brasília, ando com alguns probleminhas de saúde (calculos renais) que volta e meia resolvem migra e me tiram da jogada, mas o próximo evento vou tentar não perder.
      Abraços
      Rosa Maria

      Excluir