Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JOGOS DO BEM


A editora Outras Letras disponibilizou para as livrarias de todo o país o livro "Encruzilhadas – O jogo da sua vida". Idealizado pela jornalista Claudia Jurberg, do Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e desenvolvido por pesquisadores da instituição, Encruzilhadas recebeu apoio da Fundação do Câncer e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj).
A ideia da publicação é alertar os jovens sobre comportamentos de risco, muitos dos quais começam na adolescência, como fumar e beber, se expor ao sol sem o uso de protetores solares e fazer sexo sem camisinha.
Em estilo RPG (role-playing game ou jogos de interpretação), o livro apresenta situações na forma de pequenos textos que convidam o leitor/jogador a fazer escolhas entre comportamentos bastantes usuais da vida real. Dependendo de cada escolha, só ao final se sabe a pontuação em quesitos como Pontos Etílicos (alcoolismo), Nuvem de Fumaça (tabagismo), Safadeza (sexo sem proteção), Bronzeamento (exposição ao sol sem proteção), Energia (esportes) e Alimentação, que serão avaliados de acordo com a maior ou menor propensão a expor-se a fatores de risco. Esses quesitos se misturam a outros pontos que o leitor pode ou não ganhar como Conhecimento (para passar no vestibular), Popularidade (o quanto é popular entre os colegas), Inspetor na Cola, Carro. Estes têm a função de disfarçar o mote da história.
O livro foi aplicado com estudantes do Ensino Médio na Escola Estadual Paulo Freire. Segundo Claudia Jurberg, eles acreditavam que sua missão durante a leitura era apenas passar no vestibular, mas descobriram que os hábitos de vida fazem parte da nossa bagagem, o que acabou gerando um debate bastante frutífero.

A versão em e-book está disponível no site da editora e pode ser feita uma pequena consulta através do Twitter. Em breve sairá também outra versão em linguagem de sinais (Libras) para surdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário