Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BRASIL OLÍMPICO: PRIMEIRO LUGAR (OURO) EM TUDO!



Escola com pior nota nos anos iniciais no Ideb 2011 em Alagoas ainda nem iniciou o ano letivo de 2012.


  • Beto Macário/UOL
    Mensagem na porta da escola informa a pais e alunos sobre o as obras e o início das aulas Mensagem na porta da escola informa a pais e alunos sobre o as obras e o início das aulas.
As aulas ainda não começaram na Escola Estadual Professor Luiz Carlos, estabelecimento que amarga o pódio no ranking entre as 20 escolas que obtiveram pior desempenho na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Alagoas. O Estado também acumula a lanterninha numa lista com as notas do Ideb, tanto para os anos iniciais (1º a 5º anos) quanto para os anos finais (6º ao 9º) do fundamental. 
A previsão para o começo do ano letivo é dia 28 de agosto. Um cartaz colado na porta da escola avisa: os pais devem estar presentes no início das aulas para saberem como será o calendário do primeiro semestre.

O prédio da escola não tem condições de receber os alunos pois está em reforma. O problema está sendo causado pelo atraso nas obras feitas nesta e em outras unidades do Estado, iniciadas durante o recesso escolar. Segundo a SEE (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte), além da Escola Estadual Professor Luiz Carlos, outros 13 estabelecimentos estão sem funcionamento.

A dona de casa Francisca Maria da Silva, 43, espera ansiosa o início das aulas, pois já não aguenta mais ver a filha, Mariana Silva, 11, ficar na frente da televisão o dia todo. “Não tenho condições de pagar uma escola particular. Tentei transferi-la para outra escola, mas não consegui. A gente fica numa situação difícil sem saber o que fazer com essa menina o dia todo ociosa em casa em vez de estar estudando.”

Nota baixa

Localizada em Maceió, a Escola Estadual Professor Luiz Carlos obteve nota 1,2 no Ideb 2011 para os anos iniciais, enquanto a meta era de 3,6. A nota do Brasil no índice foi 5 para esta etapa. A instituição parecia estar em um caminho de aumento das notas: depois de ficar com 2,4 nos anos de 2005 e 2007, ela havia conseguido obter 3,0 em 2009. O Ideb é calculado a cada dois anos.
Segundo os dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação), 18 das 20 escolas que obtiveram pior desempenho estão localizadas no interior do Estado. É o caso da Escola Estadual Anália Tenório, na cidade de Olho d’Água Grande (a 156km de Maceió). A escola ficou com nota 1,7, enquanto deveria ter atingido 2,8. Todas as 20 piores notas das escolas em Alagoas variaram entre 1,2 e 1,9 – abaixo das metas para 2011.
FONTE: Aliny Gama - Do UOL, em Maceió - http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/08/21/escola-com-pior-nota-nos-anos-iniciais-no-ideb-2011-em-alagoas-ainda-nao-iniciou-o-ano-letivo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário