Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

PIPOCA DE MICRO-ONDAS (industrializada) e DIACETIL



Um estudo da Universidade de Minnesota (EUA) sugere que o aromatizante que dá o sabor artificial de manteiga à pipoca de micro-ondas pode aumentar o risco da doença de Alzheimer.
O composto diacetil estimula o acúmulo das proteínas beta-amiloides, que ajudam a desenvolver a doença.
Os pesquisadores descobriram que o diacetil pode facilmente penetrar na chamada "barreira sangue-cérebro", que impede que substâncias tóxicas entrem no cérebro.
Além disso, o aromatizante também impediu uma proteína-chave (glioxalase), que protege as células nervosas, de chegar ao cérebro.
Os pesquisadores ressalvam, porém, que a pesquisa se concentrou em operários altamente expostos ao composto e que são necessários mais estudos.
Fabricantes de pipoca de micro-ondas estão retirando o diacetil dos produtos.  
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1136150-estudo-associa-aromatizante-de-pipoca-a-mal-de-alzheimer.shtml

PARA DRIBLAR OS RISCOS QUE A INDÚSTRIA COLOCA EM NOSSOS CAMINHOS:

RECEITA CASEIRA (SAUDÁVEL)
PIPOCA COMUM NO MICROONDAS

- 2 sacos de pão (papel) 
- 1 xícara (café) de milho de pipoca (COMUM)
- azeite de oliva 
- orégano 
- sal
Instruções: coloque um saco de pão (papel) dentro do outro e despeje ali todo o milho de pipoca; feche bem e leve o saco ao microondas por 2 min e 10 seg. 
Pipoca pronta, coloque em uma vasilha e regue com pouco de azeite de oliva da melhor qualidade possível, pouco sal (só para não "pensar" que a pipoca está doce!), pouco de orégano (se assim entender). Pronto! 
Aproveite um alimento de qualidade, sem gordura, baixa quantidade de calorias, baixa quantidade de sal e saudável ao extremo! 
Se quiser ousar/experimentar: coloque pimenta, molho de mostarda, etc.etc.etc. 
Teste e se gostar.........mande um aviso!




Nenhum comentário:

Postar um comentário