Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

TABAGISMO e ANEURISMAS CEREBRAIS

http://deodefreitas.blogspot.com.br/2010/04/aneurisma-cerebral.html 

Todos os pacientes que tiveram aneurisma cerebral nos últimos três anos no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas (SP), foram vítimas do cigarro.
O estudo, feito pelo coordenador da área de neurologia do hospital, Yvens Barbosa Fernandes, identificou também que o vício se reflete nas áreas de oncologia e clínica médica, onde ficam internados pacientes com câncer, problemas no coração e no pulmão.
Fernandes colheu durante três anos depoimentos de todos os internados no andar do hospital que cuida de doentes neurológicos e com problemas ortopédicos. Segundo ele, todos os que apresentaram aneurisma cerebral eram fumantes ou ex-fumantes, e 50% dos que tinham problema na coluna, como hérnia de disco e osteoporose, também já haviam fumado.
Baseado nesses dados, o médico está escrevendo um artigo intitulado “A maior arma de destruição em massa”. De acordo com Fernandes, o tabaco é um dos grandes problemas de saúde pública mundial, e deve ser enfrentado com muita informação e restrições à indústria.
Outro levantamento feito na semana do dia 20 de agosto contabilizou que, dos 22 internados na área clínica do hospital, 14 tinham histórico de tabagismo, quase 65% do total. Desses, quatro eram fumantes ativos e apresentavam doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) (2), câncer de próstata (1), e infarto (1). Os ex-fumantes estavam internados por DPOC (4), pneumonia (1), problema cardíaco (1) e AVC (Acidente Vascular Cerebral) (1).
FONTE: para o texto completo da reportagem - http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/29/estudo-aponta-o-cigarro-como-responsavel-por-aneurismas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário