Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

RAIOS ULTRAVIOLETA: PULSEIRA-MONITOR


Pulseira monitora exposição aos raios ultravioleta

Redação do Diário da Saúde

Pulseira monitora exposição aos raios ultravioleta
O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta.[Imagem: University of Strathclyde]
Químicos da Universidade de Strathclyde, na Escócia, desenvolveram um monitor que alerta quando a pessoa ficou tempo demais sob o sol.
O objetivo é evitar a super-exposição aos raios solares, fortemente associada com o câncer de pele, sobretudo em sua forma mais grave, o melanoma.
O dispositivo indica ao seu portador, na forma de um código de cores, quando ele superou um determinado nível de exposição aos raios ultravioleta.
Dosímetro de UV
A invenção atraiu a atenção da indústria, que já está providenciando sua fabricação, na forma de uma pulseira.
"Estamos muito entusiasmados com o nosso dosímetro de UV, e agora vamos trabalhar para desenvolvê-lo mais e colocá-lo no mercado," afirmaram Andrew Mills e Michael McFarlane, criadores do aparelho.
"Ele trará benefícios significativos para a saúde pública, na forma de uma acessório bonito e barato, que permitirá que as pessoas desfrutem do sol sem correr o risco de super-exposição," disse Fiona Strang, técnica da universidade responsável pela comercialização da tecnologia.
Pulseira contra raios UV
O monitor de raios ultravioleta funciona mudando de cor, de amarelo para cor-de-rosa, conforme os riscos de queimaduras solares aumentam.
A tecnologia é baseada em um agente que libera ácido quando é atingido pela radiação ultravioleta luz.
Um corante, que mede o nível de pH, reage ao ácido, tornando-se o indicador do tempo de exposição aos raios ultravioleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário