Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DIABETES e RADIOTERAPIA

Estudo de coorte, retrospectivo, publicado pelo The Lancet Oncology, mostrou que crianças e adultos jovens tratados com radioterapia corporal total ou abdominal têm um risco aumentado de resistência à insulina e diabetes mellitus.
Pouco se sabe sobre o efeito da irradiação do pâncreas no risco de diabetes mellitus. Foi avaliada a relação entre a exposição à radiação e a ocorrência de diabetes em um grande grupo de sobreviventes de câncer infantil.
O estudo foi baseado na coleta de informações através de um questionário enviado para 3.468 sobreviventes de um câncer na infância, tratados em oito centros da França e do Reino Unido, entre 1946 e 1985, dos quais 2.520 foram devolvidos. Cada autodeclaração de diabetes foi confirmada, através de contato com os médicos dos pacientes. Estimou-se a dose de radiação recebida pela cauda, cabeça e corpo do pâncreas e 185 outros sítios anatômicos em cada curso de radioterapia. Foi investigada a relação entre a dose da radiação para o pâncreas e o risco de um diagnóstico de diabetes mellitus subsequente.
Foram validados 65 casos de diabetes. O risco de diabetes aumentou fortemente com a dose de radiação para a cauda do pâncreas, onde as ilhotas de Langerhans estão concentradas. As doses de radiação para as outras partes do pâncreas não tiveram um efeito significativo. Em comparação com os doentes que não receberam radioterapia, o risco relativo de diabetes foi de 11,5 em pacientes que receberam 10 Gy (Gray) ou mais para a cauda do pâncreas. 
O estudo fornece evidências de uma relação dose-resposta entre a exposição à radiação do pâncreas e o consequente risco de diabetes. Por causa dos riscos observados e da frequência de diabetes na população em geral, este achado levanta importantes questões de saúde pública. O pâncreas deve ser considerado como um órgão crítico ao planejar a terapia de radiação, particularmente em crianças. O acompanhamento de pacientes que receberam irradiação abdominal deve incluir exames preventivos para o diabetes.
NEWS.MED.BR, 2012. The Lancet: radioterapia sobre o pâncreas na infância pode aumentar risco de diabetes mellitus. Disponível em: . Acesso em: 23 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário