Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DIABETES: NOVOS MARCADORES

O risco de diabetes pode ser determinado através de três novos biomarcadores que fornecem informações de forma independente de glicose única e medidas de HbA1c: esta a descoberta de  pesquisadores americanos.
Dra. Elizabeth Selvin e colegas da John Hopkins School of Medicine, em Maryland, olharam para a ligação entre o risco de diabetes e os níveis de frutosamina, albumina glicada e 1,5-anidroglucitol 
Dra. Selvin e sua equipe disseram que estes biomarcadores podem ajudar a diagnosticar o diabetes quando as medidas de glicose ou HbA1 não estão disponíveis. Os testes adicionais podem também ajudar a melhorar a identificação de pessoas com diabetes, especialmente desde que as medidas individuais de glicose ou HbA1c em indivíduos tendem a variar ao longo do tempo.
Os pesquisadores mediram os níveis dos biomarcadores em 1.299 pessoas inscritas em um estudo de risco para aterosclerose. Estudos anteriores analisaram os níveis desses biomarcadores em pessoas já diagnosticadas com diabetes, mas não naqueles que podem estar em risco da doença.
Ao longo de três anos, 119 novos casos de diabetes foram desenvolvidos neste grupo. Aqueles com os maiores níveis de frutosamina tiveram um risco quatro vezes maior de desenvolver diabetes. Aqueles com os mais altos níveis de albumina glicada tiveram um risco cinco vezes maior de diabetes. Altos níveis de 1,5-anidroglucitol foram associados com um risco quatro vezes menor de desenvolver diabetes.
Dra. Selvin e sua equipe descobriram que essas associações persistiram mesmo após o ajuste para HbA1c de base e os níveis de glicose em jejum. Eles acreditam que isso sugere "que estes marcadores alternativos de hiperglicemia possam contribuir com informações independente sobre o risco de diabetes".
Os pesquisadores também descobriram que tanto frutosamina e albumina glicada "forneceram informações adicionais sobre o risco de diabetes acima e além de HbA1c basal".
Eles concluíram: "Os resultados sugerem que as elevações nessas medidas de hiperglicemia de curto prazo podem ser indicadores úteis de um futuro risco de diabetes, independentemente de glicose em jejum e medições de HbA1c em pessoas sem diagnóstico prévio de diabetes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário