Para examinar as associações de exposições aos antibióticos durante os primeiros dois anos de vida e o desenvolvimento de massa corporal durante os primeiros sete anos de vida foi realizado um estudo longitudinal de coorte publicado peloInternational Journal of Obesity.
Um total de 11.532 crianças, nascidas com 2.500 gramas, participaram do Avon Longitudinal Study of Parents and Children (ALSPAC), um estudo de base populacional de crianças nascidas em Avon, Reino Unido, entre 1991-1992.
Foram realizadas medidas acompanhando as exposições aos antibióticos durante três diferentes intervalos de tempo no início da vida (<6 10="10" 14="14" 15="15" 20="20" 23="23" 38="38" 6="6" 7="7" a="a" anos="anos" cinco="cinco" corporal="corporal" de="de" distintos="distintos" e="e" em="em" massa="massa" meses="meses" ndices="ndices" os="os" p="p" semanas="semanas" tempos="tempos">
A exposição aos antibióticos durante os primeiros 6 meses de vida foi consistentemente associada ao aumento da massa corporal . A exposição dos 6 aos 14 meses não mostrou nenhuma associação com o índice de massa corporal, enquanto a exposição dos 15 aos 23 meses foi significativamente associada ao aumento do IMC. O uso de outros medicamentos que não são antibióticos não foi associado ao índice de massa corporal.
Concluiu-se que a exposição precoce aos antibióticos está associada a aumentos consistentes na massa corporal entre 10 e 38 meses de vida. Embora os efeitos das exposições iniciais sejam modestos em nível individual, eles poderiam ter consequências substanciais para a saúde da população. Dada a prevalência de exposições aos antibióticos em crianças e à luz das crescentes preocupações sobre a obesidade infantil, mais estudos são necessários para isolar os efeitos e definir as implicações para a massa corporal ao longo da vida e os potenciais riscos cardiovasculares.
NEWS.MED.BR, 2012. Exposições a antibióticos nos primeiros seis meses de vida pode influenciar índice de massa corporal no futuro, publicado pelo International Journal of Obesity. Disponível em: . Acesso em: 24 ago. 2012.
6>
Nenhum comentário:
Postar um comentário